Lousã, Sociedade

Seminário: Comunidades Locais e Baldios na Lousã

Baldios de Vilarinho promovem debate sobre a valorização de projeto comunitário I Seminário na defesa e desenvolvimento das diferentes áreas O Conselho Directivo dos Baldios (CDB) dos Lugares da extinta Freguesia de Vilarinho realiza no sábado, dia 21 de maio, nas instalações do Clube Recreativo Vilarinhense, o I Seminário “As comunidades Locais e os Baldios”.

Com um programa de enorme envolvência e atualidade destaca-se da agenda o debate com os diversos agentes do impacto da nova lei dos baldios, as políticas nacionais e comunitárias, para além da promoção, defesa e desenvolvimento das áreas Baldias.

Os trabalhos que terão início pelas 9h45 e encerramento pelas 18h00 têm, na abertura, a representante do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, bem como os presidentes do Município da Lousã, Freguesia da Lousã e Vilarinho, Assembleia dos Compartes dos Baldios e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Logo de seguida, e no primeiro bloco de comunicações, “A história dos Baldios, Legislação e Politicas Nacionais e Comunitárias” ocupará pouco mais de uma hora, seguida de uma breve pausa nos trabalhos. Já o segundo bloco do programa, “Promoção, Defesa e Desenvolvimento das áreas baldias”, com início pelas 11h30, será explicado por oradores ligados à história, legislação, gestão, promoção e desenvolvimento das áreas baldias.

Após o almoço, servido no Clube Recreativo Vilarinhense, “Os novos desafios do mundo rural” será o primeiro tema da tarde que abordará os procedimentos a ter na aquisição, preparação e aplicação dos produtos fitofarmacêuticos, bem como a legislação e incentivos para as atividades de animação turística.

A mesa redonda, prevista para as 16h30, na qual será debatida os “constrangimentos, desafios e potencialidades das áreas comunitárias”, com a moderação a cargo do Professor João Nunes (CES), tem como oradores o presidente Armando Carvalho da Federação Nacional dos Baldios (BALADI) e Luís Trota Presidente do CDB. Também o representante da Universidade de Vigo, Professor Xavier Fernández, Diretor Alberte Román da Cooperativa Trespés, bem como o jurista António Bica e a investigadora do CES Rita Serra, fazem parte do elenco interventivo.

As inscrições ou solicitação de informações poderão ser efetuadas através do correio eletrónico [email protected] ou pelo telefone 913815389.

Na opinião dos responsáveis do CDB organizador, é mais uma oportunidade para se fortalecer conhecimentos, onde os esclarecimentos irão enriquecer os diferentes temas do seminário do projeto comunitário como valorização na economia local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *