Cultura, Oliveira de Azeméis

Reynação marcam o ritmo em Oliveira de Azeméis

Depois de um ano de preparação um grupo de crianças e adultos da associação Figueiredo de Rey apresentou publicamente os Reynação, um projecto de percussão tradicional que fará a sua primeira grande actuação na 20ª edição do Mercado à Moda Antiga, no dia 15 de maio, pelas 15h30.

A estreia do grupo aconteceu no próprio lugar onde a associação Figueiredo de Rey tem sede, em Figueiredo, Pinheiro da Bemposta. A Quinta que a Cerciaz tem naquele local foi o palco escolhido para que os 15 elementos pudessem demonstrar os seus ritmos sob a orientação de César oliveira, um percussionista experiente que é também o professor  deste grupo.

Ao fim de cinco anos de existência dedicados em grande parte a dar visibilidade à história longínqua de Figueiredo a associação Figueiredo de Rey tem agora também um grupo de animação cujos ritmos remetem  para as raízes medievais do lugar de Figueiredo. Recorde-se que Figueiredo foi, já no sec. XIII, sede do Julgado de Figueiredo de Rey, um vasto território por onde estendia a sua influência. A importância de Figueiredo já vinha, no entanto de trás  uma vez que em 1114 os bispos do Porto e de Coimbra tinham escolhido este lugar para um importante encontro para tentarem chegar a acordo sobre as fronteiras das respetivas dioceses. Mais tarde, em 1514 o mesmo lugar recebeu foral manuelino, cujos 500 anos se celebraram em 2014.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *