Arouca, Cultura, Tecnologia

Cine Clube de Arouca ensina a fazer um «Smart Cinema» com «smartphones»

O próximo dia 21 de maio será dedicado, pelo Cine Clube de Arouca, a um «workshop» de realização de cinema com «smartphone». Originalidade, utilização das novas tecnologias e promoção do património local estarão em foco nas lentes dos participantes na iniciativa «Smart Cinema», que terá uma vertente prática e uma vertente teórica, abordando as várias fases de produção de uma curta-metragem com recurso a um telemóvel, incidindo em questões relacionadas com o enquadramento, escalas de planos, realização e edição de um filme. Tudo a partir de um «smartphone». As inscrições estão disponíveis até final de dia 20 de maio, através do email: [email protected]

Os principais objetivos desta formação centram-se na aquisição de competências técnicas relacionadas com a produção cinematográfica, promovendo e facilitando o uso e recurso às novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas privilegiadas para a captação e tratamento de imagens em vídeo, apostando na criatividade, formando novos públicos e desenvolvendo o gosto pelo cinema junto dos participantes.

 

O «workshop» decorrerá entre as 14:00 e as 18:30, e será composto por três fases:

  1. Abordagem teórica relativa às técnicas e métodos de gravação e recolha de imagens;
  1. Saída de campo, que irá percorrer alguns dos locais mais emblemáticos da vila de Arouca, onde os formandos serão desafiados a recolher diferentes planos de gravação.
  1. Os participantes serão sensibilizados para a existência de programas de edição de vídeo próprios para «smartphone» e irão selecionar alguns dos seus melhores planos para que estes integrem uma curta-metragem coletiva que resultará como trabalho final deste «workshop».
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *