Portimão, Sociedade

“Tropical vibes” é o mote da 3ª edição do Lota Cool Market em Portimão

Nos próximos dias 28 e 29 de maio, Portimão irá acolher a 3ª edição do Lota Cool Market, este ano sob o mote “Tropical Vibes”, um Mercado de Novo Artesanato, Design & Produtos Gourmet de produção nacional que trará pelo terceiro ano consecutivo à Zona Ribeirinha e Antiga Lota projetos de criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais, com a participação desde já confirmada de mais de 50 expositores, oriundos de diferentes partes do país e do Algarve.

Diana Condesso, a mentora desta iniciativa conta mais uma vez com a organização da Teia d’ Impulsos- Associação Social, Cultural e Desportiva e o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão. Um “Mercado Pop-Up” e ao ar livre e que conta com a novidade de dois dias a pedido de muitos visitantes. Propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas, sempre inspirados nas tendências do momento, da moda e da decoração vão vibrar no final do mês de maio a cidade de Portimão.

“O mercado mais cool do sul” apresentará propostas muito cool de design, vintage e produtos gourmet atraindo todos os públicos e colocando a mesmo na rota de mercados deste género que já são uma referência em muitas cidades europeias. O tema desta edição “Tropical Vibes” definirá o ambiente e os expositores, os motivos tropicais das palmeiras, das folhagens verdes, das frutas como o ananás e bananas, os pássaros e as flores aliados à decoração dos expositores trará simplicidade e leveza relembrando o filme emblemático dos anos 80: “A Lagoa Azul”.

Este mercado tem o berço em Portimão, no Algarve, um lugar denominado por muitos como um pequeno paraíso e já com bastantes palmeiras no seu repertório, céu limpo e água azul e de fazer inveja, à margem do Rio Arade e com palmeiras a ornamentar num espaço onde se promete alegria, cor e diversão em “cabanas” criadas a propósito pelos participantes que com os seus artigos para todos os estilos irão apresentar a qualidade e o bom gosto numa mostra diversificada e inovadora.

O Lota Cool Market será pelo terceiro ano consecutivo um ponto de encontro e uma montra de referência a sul do país na divulgação do que mais criativo se faz no país. Este mercado nasceu com o propósito de promover o design e a criatividade e a valorização do que é diferente e bom. A cidade de Portimão está ao nível de qualquer paraíso tropical e já estão confirmados jcerca de 50 expositores. Na área do Design, está garantido a Frame – postais que imitam fotos em polaroid, Água na Boca – com cake design, Whittle – Bijuteria em acrílico, Sol da Eira – Bolsas e capas de Tablet com tecidos do mundo, Blue-B – roupa desportiva para LotaCool_3criança. No Novo Artesanato as presenças confirmadas são a Sigues – com bijuteria feita a partir da reciclagem de jornais e revistas, a Re- Palete – com placas decorativas pintadas feitas a partir de paletes usadas, a Alambre – com trabalho em cork coating, a Love in Boxes – Bijuteria inspirada em azulejos portugueses, a Bebunxi e Mimar Baby, Pezinhos de Algodão e 4Amoricas – Roupa e acessórios de criança e DaAnna – Roupa de Criança feita a partir de t-shirts recicladas.
No que concerne ao Gourmet está confirmada a presença da Saboreal – Conservas, do Amour Gourmet – Chocolates e licores, do Dom Chique – Licor, da Naturalmente – comida macrobiótica e vegan, do Pé de Salsa – Frutas e legumes biológicos e do Sushi 4 Home- Sushi. No âmbito do Street Food, este ano apostou-se em aumentar o leque, visto ser uma vertente do mercado onde existia muita procura, face ao número de visitantes dos anos anteriores e as novidades são a Casavostra – Hamburguers Gourmet, o Cantinho do Gelado – Gelados Caseiros, a Lambreta Maria do Mar – com baguete de cavala, o Em Pão Torrado – Pão Saloio Recheado e The Litlle Kitchen – Pizzas caseiras e as mais habituais Caipijoka’s e Rock n’Doll com as tostas de meio metro
A grande alteração desta edição são os dois dias de Mercado, sendo que no dia 28, o horário é das 16h00 às 24h00 e no dia 29, das 12h00 às 18h00. O Lota Cool Market é de entrada livre e no recinto haverá espaço não só para a mostra e venda de produtos de novo artesanato, design e gourmet como para o entretenimento e música alusiva ao tema.

Para complementar este ambiente tropical, o cartaz musical deste ano vai ser muito “Caetano/Tom Jobim” pelo conceito da sonoridade brasileira tranquila ideal para um final de tarde tropical e que alinha com o espírito cool deste evento. No sábado, dia 28 de maio, existirão dois momentos musicais ao vivo. Um ao fim da tarde, com Tiago Valentim e Bruno Vitor, que vão trazer uma sonoridade tropical muito na onda de Caetano Veloso e Tom Jobin outro à noite, com Gijoe, um Dj que é reconhecido a nível nacional e residente em Portimão, estando ainda por confirmar algumas boas surpresas!
O Lota Cool Market conta com a parceria do Sul Informação ao nível de media, para além dos apoios do Sickonce na Reportagem vídeo, Camille Leon na reportagem fotográfica, Solidó – no apoio de sistema de som, Hotel Made Inn no alojamento de participantes, Sagres – Cerveja e refrigerantes e Alportil.
Para mais informações acerca da organização do Lota Cool Market poderá ser consultada a página de FB do evento https://www.facebook.com/lotacoolmarket.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *