Cultura, Destaque, Óbidos

Artes de Rua vão animar as ruas de Óbidos a 21 e 22 de maio

flyerA6-page-001

As Artes de Rua vão andar “à solta” por Óbidos, dias 21 e 22 de maio. Trata-se do “Óbidos Buskers Festival”, o primeiro evento do género a realizar-se em Portugal. Ao todo, serão mais de 20 artistas que, na rua, vão mostrar as suas artes. A entrada é livre. O evento decorre das 14 às 19 horas.

Polónia, França, Itália, Argentina e Portugal são os países representados neste evento, que vai juntar artes como a música, estátuas vivas, malabarismo, clowning, marionetas, entre outras artes.

Por praças e ruas pouco exploradas nesta vila medieval, irá concretizar-se um evento único, proporcionando ao público um contacto direto com o artista. Companhias de teatro, artistas de rua marcam presença em muitos dos recantos desta encantadora vila.

Este Festival conta com cinco elementos principais, todos eles dedicados aos Buskers e às Artes de Rua, que explicam bem o conceito do evento:

 

Quem é o Busker?

Busker é o artista, aquele que expressa a sua arte, através de acrobacias, clowning, comédia, malabarismos, música, dança, magia, entre tantas outras formas de manifesto artístico.

 

O Círculo

Teatro ao ar livre. É sugerido ao público que forme um círculo de forma a poder sentir toda a energia transmitida pelo Busker, pois o círculo simboliza a união dos elementos e a energia.

 

O Público

Dentro das muralhas surge um evento diferente que procura dar a conhecer outras praças e recantos da Vila de Óbidos, desconhecidos por muitos do que nos visitam regularmente. Nos lugares  mais inesperado, os  artistas vão receber o público. Público que irá deslocar-se de um espetáculo para outro, com a ajuda de bandas, fanfarras musicais, pelos próprios artistas e muitas outras surpresas. Descobrindo, assim, muitos dos encantos e maravilhosas paisagens que Óbidos tem para oferecer.

 

O Voluntário

Neste evento pretende-se que o público tenha uma participação ativa, pois trata-se de uma manifestação pública que interage com o ser humano. O apelo é que não de deve ser tímido e deixar-se levar por toda esta atmosfera artística.

 

O Chapéu

O verdadeiro artista não procura a fama, procura o reconhecimento. Aqui será o visitante o jurado e doará, através do chapéu, o valor que considerar mais adequado à performance que assistiu.

 

Evento de livre acesso.

 

O Óbidos Buskers Festival é coorganizado pela empresa municipal Óbidos Criativa E.M. e o Studio.Us.

Mais informações em:

www.obidosbuskersfestival.com

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *