Cultura, Destaque, Torres Vedras

Recriação do Conselho Régio de Torres Vedras

recriação do conselho régio de 1414

O Conselho Régio de Torres Vedras realizado em 1414, em que foi decidida a tomada de Ceuta, o que marcou o início da expansão marítima nacional e a construção do Império Português, vai ser recriado pelo terceiro ano consecutivo, no próximo dia 14 de maio.

Esta recriação realizar-se-á na zona do Castelo de Torres Vedras, no local em que ocorreu o referido episódio da História de Portugal: “D. João, tendo já pensado seriamente sobre a empresa de Ceuta e a sua viabilidade para o reino, convocou uma reunião do seu Conselho nos Paços de Torres Vedras. O Conselho ter-se-á reunido no dia 24 de julho estando presentes os mais importantes membros do reino, entre os quais os Infantes e o condestável Nun’Álvares, já retirado das lides da guerra. Também tiveram assento os líderes de todas as ordens militares religiosas com terras e comendas no território português. Depois dos juramentos de segredo sobre os assuntos discutidos, o Rei discursa argumentando a causa divina da empresa, seguido de intervenções por parte do condestável e dos infantes. O Conselho delibera a favor da conquista da cidade; iniciam-se então os preparativos da maior expedição que o reino já vira”.

Os grupos locais convidados a participar nesta atividade, para além de integrarem o respetivo cortejo, que terá início pelas 17h30, na Praça do Município, intervirão em diversos momentos com demonstrações de dança, demonstração de armas e pequenos combates, e animação com canto e música medieval.

A ceia medieval, que se seguirá à recriação do conselho, e decorrerá no torreão do Castelo, vai contar com animação constante: trovadores, segréis, rábulas, danças, mendigos, jograis, soldadeiras e saltimbancos, lutas de espadas, exercícios de fogo e juízo eclesiástico de heréticos e malfeitores.

 

O programa desta atividade é o seguinte:

16h00 às 19h30 | Atividades de Serviço Educativo (Castelo)
Jogos tradicionais e jogos de pista para crianças dos 4 aos 12 anos.

17h30 | Partida do Cortejo Régio de D. João e sua comitiva (Largo do Município)

Trajeto do Cortejo: Largo do Município, Rua Miguel Bombarda, Largo de São Pedro, Rua Almirante Gago Coutinho, Rua Serpa Pinto, Largo do Município, Travessa Luis Cardoso, Rua de Traz do Açougue, Rua Capitão Luis Botto Pimentel, Largo Padre Jacinto Pio Sobreiro, Largo Coronel Morais Sarmento, Castelo.

18h00 | Recriação do Conselho Régio no Paço dos Alcaides (Castelo de Torres Vedras)
D. João e os seus Infantes mostram a sua vontade da conquista de Ceuta.

20h30 | Ceia Medieval no Paço dos Alcaides e animação (mediante inscrição)
Ementa (Restaurante O Beirão):
Entradas: Pão, Queijo seco, Azeitonas, Carbonada
Prato principal: Frango medieval; Javali braseado; Acompanhamentos: Migas; Castanhas e Legumes salteados com cogumelos
Bebidas: Vinho branco e tinto; Hipocrás
Sobremesa: Peras bêbadas e frutas.

21h30 | Paço dos Alcaides abre ao público com entrada gratuita

23h00 | Espetáculo de malabares de fogo para o público em geral (entrada gratuita)

 

Produção: Viv’Arte

Entidades participantes: Cant’Arte, Casa da Cultura da Ponte do Rol, B.O.T.A., Grupo de Teatro do Académico de Torres Vedras, Centro Social de S. José (Arneiros) e associação Transforma.

As inscrições para a ceia medieval devem ser efetuadas até às 17h do dia 12 de maio, no Museu Municipal Leonel Trindade ou pelo e-mail: museu.rececao@cm-tvedras.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *