Destaque, Portimão, Sociedade

Portimão é a Capital da Proteção Civil em 2016

Cartaz-_ALGARSAFE-16

Entre 26 e 29 de maio o Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições são palco para a ALGARSAFE´16 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, numa iniciativa organizada pelos Bombeiros de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão, com o apoio do Centro de Apoio a Idosos e da Junta de Freguesia de Portimão.

Esta que é a primeira feira do género a ter lugar na região, conta já com quase sete dezenas de entidades públicas e privadas confirmadas, entre prestadores e fornecedores de bens e serviços na área da segurança e da proteção civil, bem como agentes de proteção civil e entidades cooperantes do sistema integrado de operações de proteção e socorro a nível nacional.

Com inúmeras atividades, iniciativas e sessões de cariz pedagógico e de sensibilização agendadas, a ALGARSAFE pretende assumir-se como a maior feira do género a sul do Tejo, evidenciando a enorme importância da segurança nos vários domínios da nossa sociedade e especialmente no Algarve enquanto destino turístico por excelência que concorrendo internacionalmente com outros destinos, necessita de manter a capacidade e um sentimento de proteção relativamente aos milhares de visitantes que anualmente escolhem Portimão.

O evento conta com parceiros institucionais de referência nacional, entre as quais a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, a Escola Nacional de Bombeiros e a Safe Communities Portugal.

Destaque para as iniciativas da Escola Nacional de Bombeiros que, enquanto parceiro, promoverá o curso de Delegado de Segurança, inédito na região do Algarve, com duração de 21 horas e apresentará o novo manual de primeiros socorros em pediatria.

Na procura constante de uma comunidade mais resiliente, a formação de qualificação em delegado de segurança terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de maio e destina-se a Instituições e Empresas do setor público e privado nomeadamente técnicos de segurança, responsáveis pela segurança e elementos designados para o exercício da função de Delegado de Segurança no âmbito das medidas de autoproteção, conforme previsto no Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios em Edifícios (Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro).
Mais informações sobre o curso e respetiva inscrição podem ser efetuadas no endereço http://bit.ly/cursoalgarsafe.

Aproveitando o Dia Internacional do Bombeiro que se assinala esta quarta-feira, destaque para a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que já confirmou que em 2016 as comemorações do “Dia Nacional do Bombeiro” terão lugar na cidade de Portimão.
Enquadrado na ALGARSAFE´16 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, Bombeiros de todo o país deslocar-se-ão a esta cidade onde decorrerão então as cerimónias protocolares de um evento que homenageia os “Soldados da Paz” Portugueses.

O programa contará com a cerimónia de acendimento da PIRA, na tarde de dia 28 de maio, com presença de entidades locais, regionais e nacionais, frente ao edifício Paços do Concelho de Portimão e, no dia 29 (domingo) os pontos altos serão no período da manhã com uma missa alusiva e durante a tarde a sessão solene na Zona Ribeirinha de Portimão, onde se poderá acompanhar a formatura geral representativa dos Corpos de Bombeiros da Região, integrando os guiões das 18 federações distritais de todo o País.

As comemorações contarão ainda com um desfile apeado e motorizado de demonstração das valências operacionais dos Bombeiros e uma exposição estática de meios e recursos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *