Cultura, S. João da Madeira

Workshop de fotografia de rua no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira

O Município de S. João da Madeira promove, neste sábado, um Workshop de Street Photography, dinamizado pelo fotógrafo Tiago Mota Garcia. Esta iniciativa decorre, entre as 10 e as 18 horas, no Museu da Chapelaria, inserindo-se na respetiva programação.

A Street Photography foi um estilo desenvolvido durante a década de 30 e 40 por diversos fotógrafos, tirando partido do aparecimento de câmaras mais pequenas, leves e compactas.

Continuando até aos dias de hoje, esta forma de fotografar ganhou um lugar de destaque nas principais galerias e museus de todo o mundo, aliando o lado documental à componente artística da fotografia.

Neste workshop são abordadas as técnicas de aproximação a culturas e modos de vida diferentes, a “invisibilidade” do fotógrafo, a composição em camadas, o planeamento e processo de estudo prévio dos locais e culturas a fotografar, a aproximação a um transeunte e a sua relação com o fotógrafo, a leitura de uma fotografia, os processos de leitura instintiva, os fatores que contribuem para que uma fotografia seja uma obra de arte.

É também abordada a obra dos grandes fotógrafos que se notabilizaram nesta área como Cartier-Bresson (Europa e Oriente), Steve Mccurry (Oriente), Joel Meyerowitz (Estados Unidos), Alex Webb (Turquia e América Latina), David Alan Harvey (América Latina), Garry Winogrand (Estados Unidos).

Os interessados podem obter informações e efetuar inscrições pelo telefone 256 201 680 ou pelo endereço de correio eletrónico [email protected].

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *