Albergaria-a-Velha, Educação

Crianças descobrem o património molinológico do Concelho de Albergaria-a-Velha na Hora do Conto

O SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha está a organizar uma Hora do Conto especial em vários moinhos do Concelho, envolvendo perto de 370 crianças dos jardins de infância da rede pública.

Na sessão, realizada fora do espaço habitual da Biblioteca Municipal, é dinamizada a história “O Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo, que fala de uma terra longínqua, onde “máquinas perfeitas” substituíram outros engenhos do dia a dia, como os moinhos. Através de vários momentos encenados, as crianças aprendem que ser perfeito não significa ser genuíno e que fazer coisas à mão ou de forma tradicional tem as suas vantagens. Para melhor compreender a “lição” da história, o moinho é posto em funcionamento e o moleiro explica como se mói o cereal para fazer o pão à moda antiga.

Partindo de uma atividade de promoção e mediação da leitura, o SAC visa divulgar o património e história local, sensibilizando as crianças para a importância dos moinhos e da necessidade da sua preservação. As sessões decorrem até 24 de maio em quatro núcleos que fazem parte da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha – Moinho do Chão do Ribeiro (Mouquim, Valmaior), Moinho de Porto de Riba (Soutelo, Branca), Moinho do Maia (Fial, Alquerubim) e o Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas.

Esta é a segunda vez que o SAC alia a promoção da leitura ao conhecimento das tradições locais associadas à confeção do pão. Em 2015, as crianças puderam meter as “mãos na massa” numa padaria, partindo da história “Maruxa”, de Eva Mejuto. Este ano, é dado destaque à moagem e produção da farinha que serve para fazer o pão.

O SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa vai também promover a Hora do Conto “O Vale dos Moinhos” junto de outros públicos, em especial famílias, tendo agendadas várias sessões na Biblioteca Municipal. A primeira decorre a 4 de junho, no âmbito do ciclo “Aos Sábados, Contigo Contigo!”, seguindo-se uma sessão durante o Festival Pão de Portugal, uma semana mais tarde. “O Vale dos Moinhos” vai ser também dinamizado no Campo de Férias 2016, que tem lugar entre 27 de junho e 8 de julho. Antes, a 28 de maio, a produção SAC será adaptada para apresentação na fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorre em Sever do Vouga.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *