Celorico de Basto, Saúde, Sociedade

Celorico de Basto celebra “maio, mês do coração”

_DSC1761

A Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto vai desenvolver, durante o mês de maio, associada à Fundação Portuguesa de Cardiologia, várias iniciativas que promovem o bem-estar do “coração”, com rastreios, campanhas de sensibilização e atividades desportivas.

As ações são desenvolvidas pelo Município de Celorico de Basto, em parceria com a UCC Mãos Amigas, e procuram agir antecipadamente, a prevenção como “melhor remédio”.

“A nossa Unidade Móvel de saúde tem um papel preponderante na prevenção. É fundamental que estas campanhas se realizem, que a população tenha noção dos problemas que podem advir de uma alimentação incorreta e de comportamento sedentários. É preciso que estejam esclarecidos para evitar situações de risco” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Ao longo do mês de maio várias ações serão destaque. A sensibilização incidirá na insuficiência cardíaca e na questão “Já tomou o pequeno-almoço hoje?” com a distribuição de materiais informativos nas pastelarias do concelho. As crianças dos Centros Escolares, a partir dos três anos, serão também visadas “de pequenino se cuida co coração” com avaliação das TA e Pulso. Na UMS ao longo de todo o mês serão feitos rastreios das TA, Triglicerídeos, Perímetro Abdominal e Colesterol.

“É preciso, cada vez mais, incidir na prevenção para problemas cardiovasculares. Só conseguimos que os comportamentos mudem se formos incisivos, se trabalharmos diariamente para prevenção, a educação para a saúde é crucial para a prevenção. Muitos utentes desconhecem os comportamentos de risco e praticam-nos assiduamente. Este ano, o tema da campanha incide sobretudo no pequeno-almoço, um comportamento que muitos descuram e que pode por em causa o bem-estar do seu coração” realçou Cristina Moreira, Técnica da UMS de Celorico de Basto.

A UMS de Celorico de Basto não descorou o desporto mantendo a iniciativa dos anos transatos, a Heart Run. Uma ação que decorre pelo terceiro ano consecutivo e que se pretende recorrente. Trata-se de uma corrida/ Caminhada pelo coração dirigida a toda a comunidade.

“É facto que em Celorico de Basto, a prática da atividade desportiva é cada vez mais recorrente mas ainda não é o suficiente. Apesar de sentirmos que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos problemas cardiovasculares é necessário e pertinente incidir nestas ações de sensibilização, sobretudo em ações lúdicas, que fiquem na memória e que incitem a comportamentos saudáveis” disse Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto.

A heart Run decorre no dia 28 de maio, mediante inscrição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *