Desporto, Fafe

Volta a Portugal em Bicicleta no salto de Fafe!

Print

Inédito! É o mínimo que se pode chamar ao percurso que antecede a chegada à “Sala de Visitas do Minho”. Os finais de etapa da Volta a Portugal já são particularmente emocionantes, mas este ano, em Fafe, no dia 29 de julho, as expectativas aumentam porque as bicicletas vão percorrer um dos mais famosos troços do Rally de Portugal.

Antes da chegada à cidade, o pelotão vai percorrer, a partir de Confurco, 2,2 Km em terra batida passando pelo fantástico salto da Pedra Sentada no célebre troço da Lameirinha para depois, e já em alcatrão, iniciar a descida para Fafe.

Esta novidade na Volta a Portugal, que este ano se realiza entre 27 de julho e 7 de agosto, é apoiada pelo município de Fafe. A passagem por este troço inédito no mapa da Volta assinala o reforço da parceria estabelecida entre a Podium Events, organizadora da competição, e a Câmara Municipal de Fafe. Para o líder da autarquia, Raul Jorge Fernandes da Cunha, o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta é o cumprir da tradição. “Cumpre-se esse desígnio, mas também uma vontade nossa em acolher iniciativas que tragam gente e promovam o território. A Volta é uma prova desportiva que desperta grandes paixões e que este ano promete trazer novidades que certamente vão acrescentar ainda mais emoção ao grande evento das duas rodas, em Fafe.” Raul da Cunha não tem dúvidas que “ter a Volta no Salto, onde habitualmente só os automóveis dão espetáculo, é uma inovação que promete não deixar as pessoas indiferentes”. Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, assegura que a passagem pelo Salto da Pedra Sentada, na Lameirinha “é o concretizar de uma intenção que, em sintonia com a estratégia dos principais organizadores de provas de ciclismo no mundo, recupera a utilização de troços que, com maior ou menor relevância histórica na modalidade, nos confronta com as dificuldades dos primórdios do ciclismo.” Renovar uma prova com tantas tradições em Portugal é uma das constantes na organização da Volta, e para Joaquim Gomes, “concretizá-la em Fafe, num dos mais fantásticos palcos do Rally de Portugal, é, sem dúvida, excecional.” O Diretor da Volta não conclui sem antes fazer referência ao nome de Miguel Barroso da RTP, “Não seria justo deixar ausente desta equação um dos mais credenciados especialistas da modalidade que, ao longo de décadas, tem liderado a produção televisiva da Volta e que inicialmente nos desafiou a abordar este troço do Rally.”

A chegada a Fafe, que se prevê particularmente espetacular, vai acontecer a 29 de julho, no final da segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta. Este será o décimo sexto ano consecutivo da cidade a receber as grandes emoções das duas rodas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *