Ourique, Turismo

Todo o esplendor do Mundo Rural na Feira de Garvão em Ourique, de 6 a 8 de maio

É já na próxima sexta feira, 6 de maio, que a atenção do Mundo Rural converge para a Feira de Garvão como espaço de mostra das potencialidades agropecuárias, palco de tradições e ponto de encontro das populações, que historicamente servia para as trocas comerciais e para a preparação do longo ano agrícola. Durante três dias Garvão, de 6 a 8 de maio, acolherá a exposição agroalimentar, o artesanato regional, a gastronomia, as animações musicais e uma exposição pecuária, em que pontuarão as raças autóctones. Marcada por uma identidade rural própria, enunciada na existência da Raça Bovina Garvonesa, Garvão constituiu-se num importante pólo de dinamização da Economia Local.

Todo o esplendor do Mundo Rural de Ourique e da região será visível nos Encontros de Produtores, nas exibições equestres, no leilão de Suínos Reprodutores da Raça Alentejana, no XVI Concursos Regional de Garvão do Rafeiro do Alentejo e na XXII Exposição Agropecuária. Depois da realização da Feira do Porco Alentejano e da Ovibeja, a Feira de Garvão é mais uma oportunidade para a projeção do Mundo Rural, da identidade dos Baixo Alentejanos e para a concretização de oportunidades de negócio em torno dos produtos que resultam do trabalho dos nossos produtores e criadores.

Garvão, para além de ser uma feira com uma longa tradição e presença no imaginário popular, é uma aposta importante do Município de Ourique na estratégia de desenvolvimento local assente na valorização do Mundo Rural e da Economia Local a ele associada.

A par da dimensão agropecuária da Feira de Garvão, manter-se-á a tradição da Corrida de Touros no sábado, 7 de maio, pelas 17:15 horas, com a participação dos Cavaleiros Luís Rouxinol, Tito Semedo e Sónia Matias, e dos Forcados Amadores de Cascais e do Ribatejo, que enfrentarão touros das Ganadarias Herdade de Camarate e Varela Crujo. Outra tradição que o Município de Ourique manterá como garante da projeção mediática do evento será a realização do programa “Somos Portugal”, da TVI, no domingo, 8 de maio, a partir das 14:00 horas.

Para além da música no Programa Somos Portugal da TVI, durante a Feira de Garvão a animação estará a cargos dos seguintes artistas:

Sexta | 6 de maio
22H30 – Emanuel Martins
23H00- Maria Lisboa

Sábado | 7 de maio
21H30- Os Saramagos de Garvão
23H00- Sons do Minho
00H30-Rui Soares e Lau

Domingo | 8 de maio
14H00- Somos Portugal-TVI
20H00-Pedro Mestre e Campaniça Trio

A Feira de Garvão e a XXII Exposição Agropecuária é uma organização conjunta do Município de Ourique, da ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano e da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *