Cultura, Seia

Seia prepara-se para dar início ao XIV Festival de Artes

cartaz ARTIS_2016

Promovido pelo Município de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, o Festival que decorre de 7 de maio a 30 de junho na Casa Municipal da Cultura e no Posto de Turismo de Seia, assume-se como um evento de valorização da criação artística, preferencialmente, dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, teatro, música e outras áreas criativas.

A abertura oficial das exposições do festival ARTIS está agendada para as 21h00 do dia 7 (Sábado) na Casa da Cultura, seguindo-se uma cerimónia de homenagem da Associação de Arte e Imagem de Seia a Virgínia Pinto (artista senense que se tem destacado na escultura) e a Mário Branquinho (que se tem destacado continuamente na área da literatura com a publicação de três livros, bem como no campo da fotografia), e um concerto com a Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia.

No dia 8, domingo às 15 horas decorre a 7ª edição do Festival Especial, uma iniciativa que pretende fomentar a participação cívica, criatividade e solidariedade, com a participação de crianças e jovens portadores de multideficiências, mostrando o seu valor e talento no palco da Casa Municipal da Cultura de Seia.

Nesta 14ª edição do ARTIS, a expressão dramática também merece destaque, incluindo na sua programação, de 16 a 21 de maio, o IX Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, com espetáculos dos grupos de teatro das escolas do concelho, encerrando com as Operárias, da Companhia MIAU.

No decorrer do festival estão programadas ações como um concerto de “Olhos Vendados” de Luís Antero, uma sessão dedicada à poesia e outra relativa a interpretação de Pinturas pelo grupo Senna em Palco e a apresentação do exercício final do curso de teatro da Casa da Cultura.

De modo a criar uma espécie de Roteiro Cultural na cidade, o Posto de Turismo recebe também, de 7 de maio a 4 de junho, uma exposição do pintor senense Xico Melo e de 6 de junho a 30 de junho, uma exposição dos alunos de Artes da Escola Secundária de Seia.

As exposições coletivas que decorrem nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, contam com 80 trabalhos de pintura e 24 esculturas de artistas locais e outros de vários pontos do país, registando-se também a participação de Espanha e Brasil. Já o foyer do Cineteatro reúne 31 obras de fotógrafos profissionais e amadores. Ao todo, são 135 trabalhos de várias áreas artísticas e que podem ser vistas pelo público.

O programa do Festival contempla ainda diversas iniciativas paralelas, entre elas, workshop’s, oficinas de pintura e ações de animação de rua. Há ainda a destacar a realização de quatro sessões do 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia, duas das quais em formato de tertúlia, numa perspetiva de debate sobre as Artes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *