Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso participa em guia de boas práticas de Igualdade

Reconhecendo as boas práticas e o trabalho desenvolvido no âmbito da igualdade e do combate à discriminação que é diariamente desenvolvido pelo Município, no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género dos Serviços de Ação Social e Saúde Pública, a Autarquia da Póvoa de Lanhoso foi convidada a integrar o projeto LGE-Local Gender Equality.

Nesse âmbito, nos dias 31 de março e 1 de abril realizaram-se, em Coimbra, as Oficinas de Pré-Validação de Instrumentos desenvolvidos no âmbito do projeto LGE e que contaram com mais de 30 participantes, de entre os quais representantes da nossa Autarquia. Nestes dois dias foram apresentados e discutidos oito Guias, que incorporam os fundamentos, princípios e metodologias, instrumentos, entidades a envolver e boas práticas de Igualdade de Género, nas áreas de Planeamento Urbano e Ambiente, Saúde e Ação Social, Segurança, Mobilidade e Transportes, Educação, Emprego, Gestão de Pessoas, Formação  e Violência no Trabalho e Cultura, Desporto, Juventude e Lazer.

“Este é praticamente o culminar de um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no qual fomos convidados a participar devido às nossas boas práticas em políticas de Igualdade de Género. Com esta nossa inclusão, pretendemos não só contribuir para a melhoria dos instrumentos de validação como também melhorar as nossas práticas internas nas mais diversas áreas. Tratou-se de um trabalho intensivo, mas muito positivo”, salienta a Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

Nestas Oficinas foram analisados e debatidos os instrumentos e práticas de incorporação da igualdade de género, recolhendo ainda as práticas e experiências das autarquias presentes neste âmbito e integrando a sua perspetiva nos outputs criados.

O LGE – Local Gender Equality – Mainstreaming de género nas comunidades locais” é um projeto financiado pela CIG no âmbito do Eeagrants que tem como entidade promotora o CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e como entidades parceiras as Autarquias da Póvoa de Lanhoso, Pombal, Lagoa, Ferreira do Alentejo e de Mangualde. Conta ainda com a parceria do grupo CH e do Centro de Estudos e Formação Autárquica. Como projeto financiado pelo Eeagrants, tem como parceiro internacional a Autarquia de Oslo e o Centro de Estudos de Género de Oslo, na Noruega.

De lembrar que, no final do ano passado, no âmbito do mesmo projeto, a Póvoa de Lanhoso esteve representada na Noruega, a debater as questões de género com outros municípios portugueses e o Centro de Estudos de Género da Universidade de Oslo. Aprender e partilhar boas práticas na área da igualdade foi o objetivo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *