Cultura, Destaque, Estarreja

Festival de Avanca, Estarreja, promove sessões de cinema nas casas da população

O festival convida a população a oferecer a sua casa para que se transforme numa sala de cinema para uma sessão especial, intimista e naturalmente de festa e convívio.

Em 2016 o Festival de Cinema de Avanca comemora a 20ª edição! Este número redondo motiva um encontro mais estreito da população da região com o festival. A organização do festival que decorre em Avanca desde 1997 e que motiva a chegada todos os anos de profissionais e amantes do cinema dos cinco continentes, decidiu este ano lançar um desafio.

O festival convida a população a oferecer a sua casa para que se transforme numa sala de cinema para uma sessão especial, intimista e naturalmente de festa e convívio. Assim, o repto é que uma sala ou um pátio de uma casa do concelho de Estarreja seja por momentos uma sala de cinema. Por este inusitado ecrã irão passar alguns dos mais emblemáticos filmes que o Festival de AVANCA exibiu nas suas 19 edições anteriores.

Pretende-se assim criar uma maior relação de proximidade com a comunidade. O cinema é o mote aglutinador que proporcionará momentos de encontro e partilha que farão parte das novas memórias do festival.

Este momento dará início a um novo ciclo de memórias. Por este motivo, destas sessões resultará uma exposição de fotografia, que procurará marcar no contexto do festival, mais um momento de encontro com a comunidade local.

A convite do AVANCA 2016, o arquiteto e fotógrafo Luís Oliveira Santos irá desenvolver este projeto de registo e criação fotográfica. Novas memórias, novos encontros e novos amigos: esta é, também, a magia do cinema.

A equipa do festival terá a seu cargo o programa de filmes e todas as condições técnicas para a realização da sessão.

 

Para este evento haverá duas fases de inscrição

Numa primeira fase (até 7 de maio), as inscrições serão para todos os que queiram acolher estas sessões especiais em sua casa. Na segunda fase (até 15 de maio), as inscrições estarão abertas para todos os que queiram assistir a essas sessões especiais, sendo que a lotação estará limitada ao espaço disponível.

Apenas existirá uma sessão por dia, cujo horário é das 22h às 23h. Os dias das exibições estão previstos para os dias 14, 20 e 21 de maio, 3 e 17 de junho.

As famílias que desejem acolher a sessão devem escolher o dia da sua preferência. Os espetadores que pretendam assistir deverão fazer o mesmo.

As inscrições estão já abertas e podem ser comunicadas pelo telefone 234880658 ou pelo e-mail [email protected]

O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 vai ter as suas sessões competitivas entre 27 e 31 de julho próximo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento anual tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

 

Área de anexos

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *