Cultura, Educação, Portimão, Sociedade

Alunos portimonenses mostram-se à cidade em Mostra de Teatro Escolar

CARTAZ_Mostra de Teatro - Escolas em Cena_TEMPO_086I-16-01

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão apresenta, de 10 de maio a 4 de junho, uma Mostra de Teatro Escolar “Escolas em Cena” desenvolvido em contexto escolar com o apoio de dezenas de professores. Alunos portimonenses vão mostrar-se à cidade, ocupando o palco do Grande Auditório do TEMPO, revelando o seu talento e vontade de criar e desenvolver projetos artísticos que os fazem pensar o mundo e crescer como artistas.

Da sala de aula para o palco, esta Mostra de Teatro Escolar acolhe os trabalhos dramáticos que alunos e professores das escolas do concelho de Portimão trabalharam durante o ano letivo. Ao todo, sobem ao palco cerca de 300 alunos em cinco espetáculos distintos integrados em oito grupos de teatro, envolvendo alunos e professores das escolas do concelho. Os espetáculos são de entrada livre, esperando-se, por isso, uma grande adesão da comunidade.

Serão cinco espetáculos de teatro com cerca de 300 alunos do 11º e 1º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola da Bemposta, das turmas do Percurso Curricular Alternativo (6º, 7º e 8º anos) da EB 2/3 Dom Martinho Castelo Branco, alunos da turma vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo, alunos do Clube de Teatro Aleixo, do Teatro da Caverna e ainda alunos do Teatro Sexta Insónia de Sandro William Junqueira e ainda, “gente da nossa terra” com o Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão.

Os objetivos desta iniciativa passam por promover, apoiar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais do meio escolar portimonense, divulgando o trabalho desenvolvido, no campo teatral, pelas instituições educativas do concelho. Através deste evento, os agrupamentos escolares pretendem incentivar a arte do teatro entre os jovens alunos e, ao mesmo tempo, enriquecer o conhecimento daqueles que apostam nesta área.

A Mostra de Teatro Escolar tem início no dia 11 de maio, às 14h30 com o espetáculo “ADN” da Companhia de Teatro Sexta Insónia no Grande Auditório e dirigido às escolas. Nos dias 13 e 14 de maio esta peça será dirigida ao público em geral. A história do “ADN” começa com um caso de bullying, onde os jovens e a ficção vai substituir a realidade e transformar-se.

O espetáculo “Amor de Anjo” será protagonizado pelos alunos do 11º e 12º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola da Bemposta e pelo Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão nos dias 19 e 20 de maio, pelas 14h30 para o público das escolas. No dia 21 de maio, às 21h30 sobem ao palco do Grande Auditório e para o público em geral, atores que falarão sobre o amor, o amor entre pessoas, seres que se abraçam e sonham em conjunto. É uma reflexão sobre as nossas atitudes e comportamentos diários no que toca à sexualidade e ao corpo. Um trabalho conjunto com o Grupo de Teatro Sénior, que une gerações e que faz da partilha e da aprendizagem em coletivo o seu coração de anjo.19, 20 e 21 Maio - Amor de Anjo

No dia 26 de maio, pelas 14h30 para as escolas e às 21h30 para o restante público, sobem ao palco do TEMPO as turmas do Percurso Curricular Alternativo (6º, 7º e 8º anos) da EB 2/3 Dom Martinho Castelo Branco com o espetáculo “Possibilidades Infinitas”. Um texto onde se falam das possibilidades infinitas que todos trazemos dentro do peito e que, muitas vezes, a realidade não permite concretizar.

O espetáculo “E Agora?” interpretado pela Turma Vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo está marcado para o dia 27 de maio, às 14h30 para as escolas e às 21h30 para o restante público. Uma peça de teatro de reflexão sobre a intensidade das emoções e do tempo à nossa volta.

No dia 28 de maio encerra a Mostra de Teatro Escolar no TEMPO com o espetáculo “Decide tu”, interpretado pela Turma Vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Marcado para as 21h30, no palco do Grande Auditório falar-se-á do medo e da vontade e da forma como entendemos o tempo.
As escolas de Portimão vão estar em cena numa Mostra de Teatro com o intuito de aprofundar o conhecimento cultural e teatral dos jovens das escolas do concelho, promover o gosto pela expressão dramática, bem como a cidadania, a participação comunitária e o pensamento crítico sobre o mundo que os envolve.
Os ingressos grátis devem ser adquiridos previamente na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h30 às 18h30, e em dias de espetáculo das 13h30 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *