Celorico de Basto, Sociedade

SAGAZ arrancou oficialmente em Celorico de Basto

_DSC1034

Decorreu no dia 27 de abril, a apresentação oficial do Programa SAGAZ, da Alento, no auditório da Escola EB 2,3/S de Celorico de Basto. Os 15 mestres presentes “escolheram” o seu aprendiz numa lógica de empenho após alguns minutos de apresentação. O jovem ficou ligado a um mestre para o acompanhar ao longo do seu percurso académico e/ou profissional numa cultura de integração laboral e preferencialmente de ponte com o plano curricular do curso que frequenta.

Este programa foi facultado pelo CLDS3G em parceria com o Município de Celorico de Basto que observou a importância do mesmo no sentido de proporcionar experiências diferentes, novas e enriquecedoras que de outra forma não seriam possíveis.

“Este programa tem como protagonistas os alunos que estão prestes a terminar o ensino obrigatório e que se veem agora, obrigados a entrar num novo caminho, ou continuam a estudar ou entram no mercado de trabalho. Se durante esse percurso puderem ser acompanhados por um mestre, tanto melhor, será uma forma de os despertar para experiências diferentes, novas e enriquecedores, que promovam o desenvolvimento pessoal, que não poderiam, por certo, ser vivenciadas num percurso normal” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente na sessão de apresentação.

Segundo Artur Queirós, Cofundador da Alento, o objetivo é “dar continuidade a um programa que vai na 5ª edição, 1ª em Celorico de Basto, onde se introduz um termo novo, o “Voluntariado preventivo” trazido pelos mestres que permitirão aos jovens um desenvolvimento pessoal maior para que, com a atitude certa possam fazer frente aos desafios que lhe serão apresentados ao longo do seu percurso”. Os mestres são pessoas reconhecidas, quer pessoal quer profissionalmente, com um sentido de missão bem patente, que irão acompanhar, da melhor forma, os seus aprendizes.

Na generalidade, o contacto entre mestre e aprendiz terá uma durabilidade de 3 a 5 anos mas pretende-se “criar uma relação para vida”. De 3 em 3 meses a alento entra em contacto com o mestre e o aprendiz para verificar a relação entre ambos. Paralelamente a esta situação existe um programa designado “Gestão de carreira” com um consultor especializado, que o aprendiz pode ativar se verificar necessário, durante os próximos 3 anos.

Todo este processo contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas, com o coordenador dos Diretores de Turma, Augusto Teixeira, a ter um papel preponderante na divulgação e sensibilização dos alunos para o programa. “Procuramos divulgar e sensibilizar os alunos para o projeto para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, agora será o desempenho de cada um que irá traçar o seu destino. Estou certo de que este programa será muito enriquecedor e irá apetrechar estes jovens de competências pessoais fulcrais para o sucesso pessoal e profissional”.

É também fundamental realçar o papel da Geração ECO CLDS3G que foi o impulsionador deste programa inserido na atividade mostra educativa e profissional do Eixo I do projeto. “Depois da implementação deste programa continuaremos a ter um papel ativo na orientação dos jovens. Trabalharemos no sentido da gestão de carreiras, com a base de dados que vamos construindo, procuraremos ir de encontro àqueles jovens que se vêm perdidos, que não tiveram acesso ao SAGAZ ou não conseguem “encontrar o caminho”, a nossa missão será sobretudo, orientadora” realçou Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS3G.

No final da sessão foi assinado o protocolo entre a Alento, o aprendiz selecionado, num total de 15 e o respetivo mestre, no sentido de incutir a responsabilidade de cada interveniente na missão que lhes está destinada.

Posteriormente todos os alunos presentes receberão o KIT – Emprega-te com estratégias que visam a procura ativa de emprego.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *