Cultura, Évora

EXIB MÚSICA 2016: Évora capital da música Ibero-americana por 4 dias

Anexo_Cartaz EXIB-2016

A cidade que este ano comemora o 30º aniversário da classificação de Património Mundial é a escolhida para a III Edição da EXIB Música 2016, que conta já com cerca de 300 inscrições. A iniciativa, que decorre de 4 a 7 de Maio, oferece à cidade 18 showcases (pequenos concertos) a terem lugar, diariamente, entre as 18h e as 23h na Praça do Giraldo e Templo Romano. Destaque para as atuações de Duarte, conhecido fadista alentejano, Luiz Caracol, reconhecido compositor nacional, para além de um conjunto de artistas ou grupos representando 10 países, incluindo Espanha e outros da América Latina.

Estes concertos em espaço público constituem a face aberta de um evento que se constitui como um mega mercado especializado em música de expressão ibero-americana. Para os profissionais está previsto um vasto programa de iniciativas a ter lugar no Palácio de D. Manuel, nomeadamente, micro-conferências, tertúlias, documentários de vários países ibero-americanos, encontros de jornalistas e de profissionais da música.

A sessão de abertura da EXIB, dirigida apenas aos inscritos, está agendada para 4 de Maio, às 21h, no Teatro Garcia de Resende, com as presenças de João Afonso, Celina Da Piedade, Há́ Lobos Sem Ser Na Serra e o escritor José Luis Peixoto. Prevista está ainda a participação especial de Carlos Malta, do Brasil, e Juan José Robles, de Espanha. Antes, pelas 17h30, o Presidente da Câmara Municipal de Évora recebe os participantes nos Paços do Concelho uma vez que a autarquia é parceira privilegiada na organização do evento.

A escolha de Évora para palco desta III edição, primeira realizada em Portugal, resulta do reconhecimento nacional e internacional que a cidade vai tendo, não só pela sua história e património, mas também pela intensa atividade nas diversas vertentes culturais.

Programação OFF – EXIB abre espaço a projetos musicais de Évora

As formações e projetos musicais de raiz tradicional do Concelho de Évora participam no evento apresentando os seus trabalhos no EXIB – Espaço OFF, que vai funcionar no Pátio do Palácio do Barrocal (INATEL), nos dias 4, 5 e 6 de Maio, às 22h30.

Neste local tem lugar uma programação selecionada conjuntamente por elementos da direção artística do EXIB e da Câmara Municipal de Évora. Por noite serão apresentados até 5 projetos em showcases de cerca de 20 minutos. Este espaço destina-se exclusivamente a formações e projetos musicais oriundos do Concelho de Évora.

Toda a informação sobre este acontecimento está em permanente atualização nos sítios oficiais da Câmara Municipal de Évora/Agenda Cultural e da EXIB Música.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *