Nisa, Sociedade, Tecnologia

Artesanato de Nisa no Curso de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa

unnamed (60)

Câmara Municipal de Nisa e a Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx –  assinaram um acordo de colaboração visando contribuir para a formação de profissionais no âmbito das Artes Visuais, Design e Tecnologias Multimédia.

Os alunos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, serão os beneficiários diretos deste acordo de colaboração que lhes permitira o contacto com realidades culturais e sociais diversificadas e a conceção de projetos no âmbito das artes visuais ou do design que integrem componentes do património cultural material e imaterial – nomeadamente no que diz respeito à olaria pedrada e outras expressões do artesanato de Nisa.

Os objetivos do acordo apontam para a promoção e realização de projetos artísticos ou de design, baseados em processos colaborativos com a comunidade e a intervenção em espaço público, valorizando o património cultural. Apontam também para a realização de eventos, exposições e mostras de produtos que integrem o design ou as artes visuais, como por exemplo exposições de trabalhos de final de curso da ESELx e exposições de divulgação e dinamização em contexto local e itinerante. As atividades dos projetos serão desenvolvidas por grupos de alunos sob orientação, acompanhamento e avaliação de docente da ESELx.

A Câmara Municipal de Nisa garantirá o acesso aos elementos necessários para compreensão da realidade cultural e social designadamente o contacto com artesãos, empresas, instituições sociais e culturais do concelho e disponibilizará o acesso a dados pré-existentes (sociológicos, históricos, visuais, entre outros).

A autarquia dará respostas às necessidades diagnosticadas nos domínios das artes visuais, design, património e multimédia, atendendo a aspetos relacionados quer com a dinamização cultural e artística, quer com aspetos de ordem educativa, nomeadamente na divulgação e promoção dos projetos desenvolvidos pelos alunos da ESELx.

O acordo de colaboração abre ainda a possibilidade de licenciados em Artes Visuais e Tecnologias realizarem estágios profissionais na CMN, atendendo às necessidades da autarquia ou da parceria estabelecida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *