Cultura, Educação, Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis escolhe os finalistas de Aveiro do concurso nacional de leitura

Vencedor 2

O livro “Emigrantes” do escritor Ferreira de Castro, natural de Oliveira de Azeméis, é uma das quatro obras selecionadas para a fase distrital de Aveiro do 10º Concurso Nacional de Leitura (CNL) que se realiza esta quarta-feira em Oliveira de Azeméis.

O concurso reunirá no pavilhão municipal Professor António Costeira 270 alunos de 63 escolas do distrito de Aveiro, do 3º ciclo e ensino secundário.
Entre as 10h00 e as 16h00 os alunos vencedores da primeira fase do concurso irão demonstrar, em provas orais e escritas, os seus conhecimentos relativos à leitura das obras selecionadas pelo Plano Nacional de Leitura. Além de Ferreira de Castro, os outros autores escolhidos são, para o 3ºciclo do ensino básico, Lídia Jorge (“A Instrumentalina”) e Virgílio Ferreira (“A Estrela”). Para o ensino secundário foram escolhidas as obras “Aparição”, de Vergílio Ferreira e “Emigrantes”, do escritor oliveirense Ferreira de Castro.

A primeira etapa inicia-se às 10h40, decorrendo às 11h30 o espetáculo “Camões é um poeta RAP”. A segunda etapa começa às 14h15 estando marcado para as 16h30 o anúncio dos vencedores, seguido da entrega dos prémios.

Organizada pela biblioteca municipal Ferreira de Castro, a segunda fase distrital do CNL, o maior evento nacional de promoção de leitura dirigido a crianças e adolescentes, irá apurar os cinco alunos, um em cada nível de ensino, que competirão na final nacional com os vencedores dos restantes distritos, Regiões Autónomas e EPE. A lista dos alunos apurados para a final é divulgada entre 8 e 12 de Maio.

A participação no concurso é aberta às escolas do continente e dos arquipélagos dos Açores e Madeira, das redes pública e privada. Está igualmente aberta aos alunos das EPE, escolas portugueses no estrangeiro, da esfera de influência do Instituto Camões.

O Concurso Nacional de Leitura, que terá a fase final entre o final do mês de Junho e o início de Julho, pretende estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. O evento é da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *