Destaque, Oliveira de Frades, Turismo

Município de Oliveira de Frades promoveu mais dois Geoeventos com sucesso

cito

O Município de Oliveira de Frades, ciente da importância e expansão do Geocaching promoveu mais dois Geoeventos, no passado dia 24 de abril, que registaram uma forte adesão, com a participação de uma centena de pessoas dos distritos de Viseu, Aveiro, Coimbra, Braga e Leiria.

Esta atividade é considerada uma caça ao tesouro dos tempos modernos baseada no sistema de GPS em que os seus praticantes, através das coordenadas encontram caches (recipientes), conhecendo locais, monumentos e sítios.

Logo pela manhã, os participantes foram recebidos no Museu Municipal, onde degustaram produtos gastronómicos, cujo ingrediente principal foi o Frango do Campo. Seguiu-se uma caminhada de 13 km, pelo Caminho de Santiago, Caramulo, Vale do Vouga, fazendo a ligação entre a vila de Oliveira de Frades e Reigoso, integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril).

Após o almoço-convívio, que decorreu no Cineteatro Dr. Morgado, os Geocacher´s deslocaram-se até à Vessada do Salgueiro, na Serra do Ladário, para participarem num evento C.I.T.O (Cache in, Trash out). Estes eventos fazem parte da componente ambiental do Geocaching que visam promover a educação ambiental, fomentar a consciencialização para o nosso papel na conservação dos espaços públicos. Neste caso, o evento consistiu na plantação de árvores (ulmeiros ou olmos), numa área consumida pelo incêndio de 2015, ajudando a repor o que o incêndio destruiu.

Estas iniciativas traduziram-se num saudável convívio, onde os participantes puderam desfrutar de uma agradável paisagem e de um rico património, promovendo, assim, o bem-estar, o contacto com a natureza e o potencial turístico ao nível do Concelho. O Município agradece a colaboração da União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, da Freguesia de Pinheiro, da União de Freguesias de Destriz e Reigoso, do Restaurante “O Solar” e dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *