Albergaria-a-Velha, Economia, Sociedade

Projeto Health Connect vence Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha

13071756_988182807931851_7853792803606468905_o

Uma pulseira que compila os dados de saúde dos utentes foi o projeto vencedor do 1.º Concurso de ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha. Os alunos Ana Pacheco, Ricardo Alves e Samuel Dias, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, convenceram o júri na sessão pública, que teve lugar na noite de 22 de abril, no Cineteatro Alba e, como prémio, vão participar numa missão de empreendedorismo de três dias a Madrid.

O Health Connect é uma pulseira que contém um “qr code” que comunica com uma base de dados contendo as informações mais importantes sobre a saúde do utente – a medicação, o historial de doenças – atualizada pelo médico que acompanha o doente. Para os autores, o projeto tem potencial para “revolucionar o Serviço Nacional de Saúde”, diminuindo a afluência aos hospitais e centros de saúde.

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto Heat and Cool Action, um sistema de aquecimento e arrefecimento automático do corpo incorporado no vestuário. As alunas Sofia Vidal, Rita Soares e Jéssica Sarabando, do Colégio de Albergaria, como prémio, vão participar numa missão de empreendedorismo de dois dias a Lisboa. Quanto ao terceiro prémio – uma missão de empreendedorismo de um dia a São João da Madeira – foi atribuído ao In Brush, uma escova de cabelo com sistema de autolimpeza. As autoras da ideia foram Catarina Ribeiro, Joana Rosas e Susana Silva, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.

O 1.º Concurso de ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha recebeu 19 candidaturas de estudantes do Ensino Secundário e Profissional e 11 projetos finalistas foram apresentados no Cineteatro Alba. Os vários grupos tiveram cinco minutos para apresentar a sua ideia; salientaram os aspetos mais cruciais do desenvolvimento do projeto, como a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), o modelo de implementação, os custos de produção, a promoção, a distribuição e as parcerias. Os projetos foram avaliados por um júri constituído por José Valente, da SEMA – Associação Empresarial, Tomás Almeida, da AJE – Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria-a-Velha, Susana Carvalho, da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, José Gomes, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, e Miguel Gonçalves, da empresa de consultoria e formação GesEntrepreneur.

Todos os participantes receberam um certificado de participação e um vale oferta para espetáculos realizados no Cineteatro Alba. Os certificados e prémios foram entregues pelos Vereadores da Câmara Municipal, Catarina Mendes e Delfim Bismarck, e pelos membros do júri.

O Concurso de ideias de Negócio está inserido no projeto “Empreendedorismo nas Escolas de Albergaria-a-Velha”, uma das áreas do plano de ação “Albergaria Empreende+”. O projeto que visa promover atitudes empreendedoras nos estudantes Albergarienses tem desenvolvido várias ações ao longo do ano letivo, como palestras, oficinas ou atividades práticas de desenvolvimento de competências. No dia 21 de maio, está agendada uma mostra de empreendedorismo escolar, na Alameda 5 de Outubro, onde a comunidade poderá conhecer os produtos desenvolvidos pelos alunos, nos vários ciclos de ensino.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *