Destaque, Economia, Reguengos de Monsaraz

Presidente da República brindou ao sucesso do Sharish Gin em Reguengos de Monsaraz

Presidente da República em Reguengos de Monsaraz (5)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a destilaria Sharish Gin, em Reguengos de Monsaraz. O Chefe de Estado conheceu este projeto de empreendedorismo criado há dois anos por António Cuco, que numa altura em que estava desempregado aceitou o desafio de um grupo de amigos para criar o seu próprio gin.

O Sharish Gin é a marca portuguesa de gin com maior quota de mercado e uma das cinco marcas de gin premium mais vendidas em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa visitou a destilaria Sharish e fez várias perguntas a António Cuco sobre as características do gin e sobre o percurso desta jovem empresa.

Entre muitas solicitações de fotos que foram tiradas durante toda a visita às instalações, o Presidente da República ficou a conhecer os planos de ampliação da destilaria, que vai quadruplicar de dimensão, permitindo aumentar a capacidade de destilação, engarrafamento e armazenamento de gin, e em simultâneo criar uma unidade de fermentação de cereais e outra de envelhecimento para a criação de um whisky de qualidade feito em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa provou o Gin Sharish Original, brindando ao sucesso do projeto com António Cuco e José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Depois de expressar a sua satisfação por esta primeira visita oficial do Presidente da República, José Calixto transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa que gostaria que voltasse a Reguengos de Monsaraz para conhecer o sector vitivinícola, que é o motor económico do concelho e que representa cerca de 30 por cento do vinho de mesa produzido no Alentejo. O autarca ofereceu ao Chefe de Estado uma garrafa de vinho edição especial “Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015” e o livro “Reguengos de Monsaraz – A Vinha e o Vinho”, de Gabriela Carvalho e com fotografias de João Fructuosa, afirmando que vai enviar um convite ao Presidente da República para uma visita aos produtores de vinho do concelho e a esta sub-região de vinho, que é a maior do Alentejo.

António Cuco produz na destilaria Sharish três referências de gin (Sharish Original, Sharish Blue Magic Gin e Sharish Edição Especial Pera Rocha do Oeste) e cinco referências de Vodka Sharish(limão, tangerina, pera rocha, maçã bravo de Esmolfe e morango/framboesa). Todos este produtos têm a particularidade de serem produzidos com ingredientes frescos e com fruta nacional.

No ano passado foram vendidas 43 mil garrafas em Portugal e nos 10 mercados para onde exporta. Até ao final deste ano, a marca pretende ser comercializada em 15 países. No início deste mês, o Sharish Gin Original foi distinguido com uma Medalha de Bronze no San Francisco World Spirits Competition, nos Estados Unidos da América.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *