Albergaria-a-Velha, Sociedade

Projeto comunitário vai distribuir milhares de flores pelos moradores de Albergaria-a-Velha

albergaria em flor_site

O Município de Albergaria-a-Velha recebeu 1115 inscrições para o “Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor”, um projeto comunitário de embelezamento do centro urbano da cidade, que visa promover a coesão e inclusão social, através da participação dos munícipes numa causa comum.

Para além de moradores, inscreveram-se na iniciativa mais de duas centenas de comerciantes, bem como instituições particulares de solidariedade social (IPSS), agrupamentos de escuteiros, grupos sócio caritativos, coletividades, estabelecimentos de ensino e uma associação de moradores. Cada inscrito vai receber duas petúnias – que podem ser de cor rosa forte, vermelho, lilás, amarelo ou branco – e um pacote de substrato de cinco litros. A flor escolhida para a iniciativa foi sugerida por vários munícipes participantes no projeto, que consideram a petúnia “muito colorida e capaz de dar mais vida a uma rua”. Serão distribuídas mais de 2200 flores.

No total, o “Albergaria em Flor” vai abranger 83 ruas do centro da cidade. A Rua 1.º de Dezembro (66 moradores), a Rua 25 de Abril (64 moradores) e a Rua Professor Egas Moniz (49 moradores) são as vias com mais participantes. No Bairro das Lameirinhas há também uma adesão elevada à iniciativa social, com 47 inscritos. Vários participantes têm estado a convidar os vizinhos para reuniões nas suas casas, de forma a preparar uma imagem uniforme da rua, ao nível das cores das flores, na colocação das floreiras e mesmo na decoração das floreiras.

Durante o Festival Pão de Portugal, que decorre entre 10 e 12 de junho, um júri irá avaliar e premiar os arranjos de flores mais apelativos e equilibrados. Ao longo dos três dias, as ruas também serão decoradas e no recinto do Festival, as IPSS, agrupamentos de escolas, associações e coletividades terão em exposição uma floreira especial.

O projeto “Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor” envolve diferentes serviços da Câmara Municipal – Divisão de Planeamento, Gestão Urbanística e Requalificação Urbana, Divisão de Educação, Ação Social, Cultura e Desporto, Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos. Conta com a parceria da Prave – Associação para a Promoção de Albergaria-a-Velha, da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, da Evadream – Florir Portugal e do Banco Local de Voluntariado. Colaboram ainda na iniciativa as administrações de condomínio do centro da cidade e a Associação de Moradores do Bairro das Lameirinhas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *