Cultura, Torres Vedras

Arte @o Centro – Património e Inclusão pela Arte em Torres Vedras

Arte @ao Centro 2016

Arte @o Centro é uma iniciativa que decorrerá durante todo o mês de maio, em Torres Vedras e que integra diversas atividades artísticas: o 2.º Encontro Internacional de Desenho de Rua, a exposição “Liberdade. Um Mundo sem Fronteiras”, a conferência “Inclusão Social pela Arte: Múltiplos Olhares” e ainda o Encontro Nacional de Aguarelistas e Desenhadores de Rua.

Com Arte @o Centro pretende-se dinamizar o Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, através de atividades artísticas que promovam um intercâmbio de experiências entre a população, turistas, participantes e artistas convidados.

A arte volta ao centro da cidade!

Este ano, o Arte @o centro apresenta um programa ainda mais ambicioso em relação às edições anteriores, já que estão previstas atividades artísticas durante todo o mês de maio, em torno do património e da inclusão social pela arte.

O programa contém o 2º Encontro Internacional de Desenho de Rua (6-8 maio), com organização da Cooperativa de Comunicação e Cultura, onde estarão presentes formadores portugueses, espanhóis e brasileiros, nomeadamente: Helena Monteiro; António Procópio; Paulo Brilhante; Bruno Vieira; Pedro Alves; André Baptista; Joaquin Dorao Gonzalez; Célia Burgos; Lia Rossi; Márcia Rosenberger; Edward W. K. Wandeur; José Clewton; Flário Ricardo e Danilo Yamamoto. Estão previstos mais de 100 participantes. As inscrições para este encontro devem ser realizadas através do e-mail: geral@ccctv.org.

Este ano o encontro terá início (6 maio) na Ermida de N.ª Senhora do Ameal, seguindo-se o Choupal e o Atelier dos Brinquedos, dando a conhecer as mais recentes obras de reabilitação urbana da Cidade de Torres Vedras.

No segundo dia (7 maio), para além da Feira Rural, pretende-se homenagear os Bombeiros Voluntários, com uma visita desenhada pelo Museu desta prestigiada instituição. Ao final da tarde, uma visita pelo Parque Verde da Várzea culminará no edifício mais sustentável do Município, o Centro de Educação Ambiental.
Depois da urbanidade, os participantes terão a oportunidade de conhecer as belas paisagens rurais de Torres Vedras, através de uma atividade de desenho na freguesia do Maxial.

Nesta edição de 2016 está ainda prevista a participação de um coletivo de artistas brasileiros que transformarão a Antiga Casa Primavera num ateliê aberto à população: André Coelho (Curitiba, PR); Danilo Yamamoto (S. Caetano do Sul, SP); Claudia Colagrande (S. Paulo, SP); Isa de Paula Santos (S. Paulo, SP); Heloisa Junqueira (Ribeirão Preto, SP); Jota Aracê (Araraquara, SP); Lauro Monteiro (Paraty, RJ); Leda Braga (Rib.Preto, SP); Marcia Rosenberger (Sto André, SP); Paulo Delfini (Araraquara, SP); Weimar (Ribeirão Preto, SP).

O Coletivo Brasil 2016 será liderado, uma vez mais, pelo artista plástico Lauro Monteiro Filho (Paraty), responsável pela exposição de arte contemporânea “Liberdade: um mundo sem fronteiras”, que estará patente na Paços-Galeria Municipal de Torres Vedras, com inauguração prevista para o dia 6 de maio, pelas 18h30.

No dia 11 de maio realizar-se-á a conferência “Inclusão Social pela Arte: Múltiplos Olhares”, no auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, promovendo a participação e partilha entre  alunos, professores, técnicos de serviços educativos e população em geral.

Já no dia 22 de maio realizar-se-á o Encontro Nacional de Aguarelistas e Desenhadores de Rua, designado de “Atelier de Rua” que decorrerá nas ruas de Santa Cruz, com encontro previsto na secular Azenha. Esta atividade conta com a dinamização da AAPOR – Associação de Aguarelas de Portugal e do grupo Oeste Sketchers.

Organização:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiros:

  • AAPOR – Associação de Aguarelas de Portugal
  • APECI – Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas
  • ANACED – Associação Nacional Arte Criatividade Pessoas com Deficiência
  • Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
  • DGPC – Direção-Geral do Património Cultural
  • Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty (RJ – Brasil)
  • Escola Secundária Henriques Nogueira
  • Oeste Sketchers
  • Ordem dos Arquitectos
  • Ponto das Artes
  • União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Urban Sketchers de Santo André (SP – Brasil)
  • Associações e escolas locais e nacionais
  • Urban Sketchers Paraty (RJ – Brasil)

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

www.cm-tvedras.pt/agenda/programa/33/

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *