Castro Marim, Cultura, Sociedade

Comemorações do 25 de Abril em Castro Marim

Sem título-2

Castro Marim celebra o 42º aniversário do 25 de Abril com um vasto e diversificado programa, que celebra os valores de Abril e a instauração da democracia em Portugal, numa justa homenagem a todos os que lutaram e impulsionaram pela libertação do medo e que nos deixaram um legado de esperança.

De 23 a 25 de abril, a Câmara Municipal de Castro Marim, em conjunto com associações e outras entidades locais, prepara um conjunto de manifestações culturais, que pretende envolver todas as faixas etárias.

As comemorações arrancam então no dia 23, com um Workshop de Defesa Pessoal no Pavilhão Municipal José Guilhermino, pelas 10h00. A iniciativa é promovida pela Associação de Defesa Pessoal – Sistema Elite DP, em parceria com o Leões do Sul Futebol Clube e a autarquia, e conta com uma área direcionada às crianças entre os 6 e os 12 anos, à luz do tema “Crianças à prova de Bullying”. No mesmo dia, pelas 15h30, a Casa do Sal, em Castro Marim, acolhe a apresentação do livro “O primeiro Carimbo Comemorativo dos CTT do concelho de Castro Marim”, de Francisco Matoso Galveias, e o lançamento de uma edição limitada de um selo comemorativo da criação da Comendadoria de Santiago, de Castro Marim, que acolherá os novos templários, investidos no mesmo dia numa cerimónia a decorrer na Igreja Matriz de N. Sra. dos Mártires, pelas 18h00. Pelas 16h30, também na Casa do Sal, o concerto de Harpa Céltica e canto, por Helena Madeira. A investidura templária consiste numa cerimónia solene e pública em que o Grão-Mestre nomeia os novos cavaleiros e damas, perante uma assembleia constituída pelos líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares. Nesta reunião magna participarão 40 templários, vindos de Portugal e Espanha. A cerimónia termina com a bênção e inauguração da escultura do Cavaleiro da Ordem, na rotunda sul de Castro Marim, da autoria do escultor Carlos Correia, pelas 19h30.

O dia 24 de abril, domingo, começa com uma caminhada pela “Liberdade sem Tabaco”, com encontro marcado junto ao Pavilhão Municipal José Guilhermino, pelas 10h00. Às 12h20, junto ao Mercado Local, pode assistir-se à Concentração de Automóveis Antigos, que saem depois para o já tradicional “Passeio Primavera Algarve”, promovido pelo Clube de Automóveis Antigos do Algarve.

No dia 25 de abril, dia principal das comemorações, o programa começa às 08h30, com uma arruada da Banda Musical Castromarinense pelas ruas da vila de Castro Marim, prosseguindo a nas principais localidades do concelho. Meia hora depois, segue-se o hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos no Forte de S. Sebastião, pela Sociedade Columbófila Castromarinense.

Às 10.00 horas, as comemorações passam para a freguesia de Altura, com a realização do Passeio Familiar, que reúne centenas de pessoas à volta das bicicletas e cuja partida será dada junto à sede do Clube Recreativo Alturense.

O programa do 25 de Abril em Castro Marim tem os apoios da empresa municipal Novbaesuris, do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Sociedade Columbófila Castromarinense, da Associação Rodactiva e do Leões do Sul Futebol Clube.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *