Cultura, Nelas

1ª edição da Festa Literária “Elos de Leitura” contou com centenas de participantes em Nelas

1ª EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA _ELOS DE LEITURA_ CONTOU COM CENTENAS DE PARTICIPANTES

A Festa Literária “Elos de Leitura” de Nelas trouxe ao Concelho dezenas de eventos em torno da literatura e da arte que envolveram mais de 800 pessoas graças ao empenho da Rede de Bibliotecas de Nelas, Câmara Municipal, dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim e da Fundação Lapa do Lobo.

Com o objetivo de promover os livros e a leitura, não só em contexto escolar, nos estabelecimentos de ensino, mas também em contexto social, junto da população, o Concelho de Nelas viveu, de 11 a 17 de abril, a Festa Literária que apresentou um programa diversificado, que incluiu “Trilhos de leitura”, dinamizados pela Universidade Sénior de Nelas,” Leituras Improvisadas”pelos alunos da EB.2.3/ Secundária nos estabelecimentos comerciais de Canas de Senhorim e os “Leitores do Fraque”, que provaram que ler não custa mesmo nada.

As montras dos espaços comerciais foram enfeitadas com frases alusivas ao tema, construídas pelos alunos em oficinas de escrita. Provando que podemos ler em qualquer lado, uma sessão de Yoga permitiu ouvir histórias e experienciar momentos de bem-estar físico, mental e espiritual. E porque de pequenino é que se começa a “ler”, realizou-se uma oficina de livros para bebés orientada por Lia Alvadia.

Também a gastronomia esteve em harmonia com a leitura no evento “Sabores Literários” que possibilitou aos comensais ouvir poesia e música e conhecer autores portugueses, bem como o espetáculo musical “M de Poesia” onde se ouviram canções cuja letra foi inspirada em conhecidos poemas.

Os autores do Concelho partilharam na Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, o percurso que trilharam entre o manuscrito guardado na gaveta e a edição de um livro, num agradável convívio que possibilitou a todos a troca de vivências.

O ilustrador Rui Castro dinamizou uma oficina de ilustração para os alunos do 1.º e 2.º CEB e ficámos a conhecer melhor o homem, o escritor e o jornalista Mário Zambujal, que deliciou a assistência com histórias da sua vida.

Porque os livros também servem de inspiração para o cinema, “Os Maias” estiveram presentes no último dia desta festa, sessão que antecedeu a cerimónia de entrega de prémios do concurso literário de micro contros “Palavrescrita” e de ilustração gráfica “A tua K”.

A primeira edição dos “Elos de Leitura” revelou-se um verdadeiro sucesso e despede-se por este ano, sendo ainda assim é possível visitar até ao final deste mês a exposição “Maria Keil-ilustradora, uma vida inteira a desenhar” na Biblioteca Municipal de Nelas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *