Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Feira Anual do 19 de Abril em Celorico de Basto

_DSC8874

A Feira Anual 19 de Abril realizou-se nos dias 16, 17 e culmina no dia 19 de abril data oficial desta feira anual.

Várias atividades marcaram o cartaz neste fim-de-semana com destaque para o concurso Pecuário que premiou vários produtores da região que apresentaram os seus melhores exemplares de gado da raça Minhota, Maronesa e Holstien Frisia. Apesar do tempo que se fazia sentir, a população marcou presença na tentativa de revitalizar um dos certames que em tempos arrastava milhares de pessoas a Fermil de Basto.

O município de Celorico de Basto apoia a realização desta feira e colabora no fomento de tradições. “Esta feira faz parte da nossa história. Em tempos era um dos certames mais requisitados da região. Estamos a trabalhar em consonância com a organização, queremos que estes costumes não se percam, que as tradições continuem bem enraizadas e a fazer parte da nossa identidade. O nosso trabalho, enquanto executivo municipal, procura chegar a todos os setores, nesta feira destacam-se o setor agrícola e o têxtil, muito importantes para o crescimento da nossa economia” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

A Feira Anual 19 de abril é uma organização da Associação Molares Com Vida, da União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares e da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto e para além do município de Celorico de Basto conta com o apoio da CooperBasto, CRL.

A organização procura dar um novo impulso a este certame como referiu José Peneda, da União de Freguesias que colabora na organização. “Queremos voltar a colocar esta feira como uma das feiras mais importantes da região. Sabemos que não vamos ter tarefa fácil, porque já muito se perdeu com o passar dos anos, mas acredito que, com força de vontade e muito trabalho conseguiremos colocar esta feira novamente, no rumo certo”.

No sábado, a arruada de bombos dos Caetanos de Gagos e a atuação da banda “Nova Galáxia” mantiveram-se apesar do tempo. No domingo o grande destaque incidiu no Concurso Pecuário que decorreu durante toda a manhã em paralelo com a feira de produtos regionais, máquinas agrícolas, artesanato e artigos usados.

À tarde foi promovida uma demonstração hípica pela EPAFB, decorreu a atuação dos Amigos das Tainadas e a entrega dos prémios do Concurso Pecuário. À noite destaque a peça de teatro “Vai com Deus” do GTC, terminando a noite com uma sessão de fados pelo grupo “Basfados”. A população mostrou-se bastante agradada com as ofertas culturais que, no domingo à noite, tiveram lugar no pavilhão Desportivo do Centro Escolar de Fermil.

Para hoje, dia oficial da Feira Anual do 19 de Abril, estão marcadas várias ações com enfase para a tradicional feira, para a arruada de bombos e para o mercadinho Infantil pelo Centro Escolar de Fermil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *