Mangualde, Sociedade

Bordados de Tibaldinho, uma tradição que passa de geração em geração – Mangualde

f8cd79f1-5286-4f1f-a040-da4ed684e12d

Mangualde continua a apostar na tradição e promove mais um curso de “Pontos de Bordados Tradicionais/ Bordados de Tibaldinho”. A iniciativa realiza-se até 22 de abril, das 14h00 às 19h00, na sede da Sociedade da Banda Filarmónica de Tibaldinho, e resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde, o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e a Junta de Freguesia de Alcafache. Este novo curso teve início esta semana, dia 11 de abril, e na abertura estiveram presentes a Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcafache, Nelson Amaral e Ulisses Monteiro Técnico do CEARTE.

As formandas deste curso, que está a ser ministrado pela bordadeira Cidália Rodrigues, mostraram-se muito satisfeitas por terem a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos nesta arte. Por sua vez, a Vereadora Maria José Coelho agradeceu «ao CEARTE pela colaboração prestada ao apostar em ações de formação no Concelho de Mangualde, à Sociedade Filarmónica de Tibaldinho ao cederem as instalações e à Junta de Freguesia de Alcafache pela disponibilidade em colaborar com este tipo de iniciativas e pelo empenho que tem demonstrado em manter viva esta tradição».

 Enquadrado nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), esta formação tem como objetivo manter viva a confeção dos bordados de Tibaldinho e preservar, promover e valorizar este património cultural que constitui parte da identidade mangualdense. Esta formação tem como destinatários desempregados e outros profissionais com interesse de competências específicas nesta área, com escolaridade igual ou superior ao 6º ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *