Albergaria-a-Velha, Destaque, Sociedade

Albergaria-a-Velha assinala Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância com várias atividades

mesPrevencaoMausTratosWeb

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albergaria-a-Velha assinala, em abril, o Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância com um conjunto de atividades de sensibilização sobre a problemática da violência sobre alguém sob sua dependência ou guarda. As várias iniciativas agendadas contam com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, da Associação de Infância Dona Teresa e da AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga.

Na quarta-feira, dia 20 de abril, pelas 10h00, o plano de iniciativas arranca com a distribuição de laços azuis e da sua história, no Mercado Municipal e comércio local, numa ação que visa alertar a comunidade para a violência sobre as crianças. À tarde, pelas 14h30, o programa do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância é apresentado na Biblioteca Municipal, com dois momentos artísticos com as crianças da Associação de Infância D. Teresa e Clube de Campinho.

Ao longo do mês vão ser exibidas algumas curtas-metragens, seguidas de debate, nos estabelecimentos de ensino do Concelho. No dia 21, pelas 15h00, os alunos do Colégio de Albergaria podem ver um filme sobre o bullying; no dia 26, pelas 14h00, é exibida uma curta-metragem sobre a violência no namoro e violência doméstica no Conservatório de Música da Jobra; às 16h45, o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha irá discutir o cyberbullying. A encerrar o ciclo, no dia 27, pelas 14h00, a curta-metragem sobre a violência no namoro e violência doméstica será apresentada no Colégio de Albergaria. A exibição dos filmes, com debate, é promovida pela Cáritas de Aveiro – Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

O programa de atividades do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância encerra a 29 de abril. De manhã, o Centro de Respostas Integradas de Aveiro dinamiza uma ação de formação sobre o tema “Comportamentos Aditivos e Dependências – Enquadramento Institucional”. Já no final do dia, pelas 18h45, os munícipes são convidados a construir um laço azul humano na Alameda 5 de Outubro.

Ao longo de todo o mês, as várias ações e a história do laço azul serão divulgadas pelo Canalb e pela Radioatividade, os canais de televisão e de rádio online do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha. Haverá ainda a distribuição de diverso material informativo em vários locais do Concelho e uma exposição de laços azuis gigantes elaborados pelas IPSS, escolas e outras entidades.

A Prevenção dos Maus Tratos na Infância está associada ao laço de cor azul desde 1989, quando uma avó norte-americana, Bonnie Finney, colocou uma fita azul no carro para despertar a curiosidade das pessoas. Quando questionada, Finney relatava a violência e maus tratos que os seus netos foram sujeitos pelos próprios pais, acabando por originar um movimento internacional de prevenção.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *