S. João da Madeira, Sociedade

Semana da Terra de S. João da Madeira arranca segunda-feira

Banner Semana da Terra 2016

A 13.ª edição da Semana da Terra de S. João da Madeira inicia-se na segunda-feira, 18 de abril, e prolonga-se até ao dia 23, com diversas atividades em diferentes pontos da cidade. O envolvimento das associações e instituições de S. João da Madeira, bem como dos cidadãos em geral, é um dos aspetos centrais deste evento, durante o qual numerosos sanjoanenses promovem e participam em mais de 50 atividades comunitárias em benefício da sua terra.

Com uma tónica acentuadamente ambiental e social, o programa da Semana da Terra em S. João da Madeira inclui operações de limpeza e de requalificação, exposições, campanhas de sensibilização, palestras, caminhadas, teatro, recolha de alimentos e outros bens, apoio à terceira idade, entre outras atividades.

O programa de dia 18 de Abril inicia-se, às 10h00, com a entoação de uma canção alusiva à Terra, pela EB 1 do Espadanal e o tradicional Hastear da Bandeira com a largada de pombos do Centro Columbófilo. Continuamos o dia com visita ao Parque do Rio Ul, apresentação da gestão de resíduos relativa ao ano 2015 (às 14h30, na Casa da Natureza), um lanche convívio e, para terminar, uma tertúlia sobre o “Dia da (Nossa) Terra”.

No segundo dia, o programa começa com a sensibilização dos mais pequenos para os animais que vivem no mar e a biodiversidade existente, numa iniciativa promovida pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em S. João da Madeira. Depois haverá a limpeza de espaços públicos e um intercâmbio com crianças sobre a temática da “Demência” abordada pela ACAIS.

Dia 20 pela manhã, temos a habitual caminhada da Associação “É Bom Viver” pelos Caminhos de Santiago e, de seguida, vamos embelezar alguns espaços exteriores de escolas. No período da tarde, no âmbito do Festival de Teatro de S. João da Madeira é apresentada a peça “Mudar o Mundo com Voluntariado”, promovida pelo Banco Local de Voluntariado, e terminamos o dia com uma limpeza ao Rio Ul.

Nos dias 21 e 22, contamos com muitas ações de sensibilização, manutenção de hortas e espaços exteriores, exposições, colocação de uma ilha flutuante para promover a nidificação dos cisnes, jogos ambientais e limpeza do Parque do Rio Ul.

A 23 de Abril teremos uma ação dirigida a toda a população para o controlo de plantas invasoras no Parque do Rio Ul. Esta ação será muito prática, fundamental para a preservação da flora existente e sua diversidade.

Durante toda a semana decorrerão muitas outras atividades, na sua maior parte nas escolas, que se dedicam a sensibilizar os seus alunos para as questões da terra e potenciam o contacto com a mesma em diversos momentos.

O programa da Semana da Terra pode ser consultado na página da Câmara Municipal de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *