Celorico de Basto, Sociedade

Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Celorico de Basto aprovou Plano Operacional Municipal para 2016

_DSC8200

As entidades que integram a CMDFCI reuniram no dia 12 de abril, no salão nobre dos Paços do Concelho, para aprovar e verificar a operacionalidade do plano municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

“Temos que verificar a operacionalidade deste plano sempre na ótica de prevenção. De facto, Celorico de Basto tem sido fustigado por incêndios que derivam de vários fatores, a nossa intervenção deve ser sempre proactiva, temos que agir em antecipação” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Joaquim Mota e Silva. “Temos as entidades que integram esta comissão bem apetrechadas e prontas a intervir na salvaguardar das populações e das florestas mas reforço que a nossa intervenção será sempre, no âmbito da prevenção”, realçou.

De facto este plano incide nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo. Ações que contam com a intervenção de várias entidades, cada qual nas funções que lhe estão confiadas, refira-se os Sapadores Florestais, a Equipa do Município de Celorico de Basto, a Afocelca, e os Bombeiros Voluntários Celoricenses. Paralelamente a estas entidades existem freguesias com equipamentos complementares de apoio ao combate.

Neste plano está discriminado o esquema de comunicação de alertas, os setores territoriais de defesa da Floresta contra incêndios e os locais estratégicos de estacionamento na 1ª intervenção, rescaldo e vigilância pós-rescaldo, a rede de vigilância e deteção de incêndios.

Como apoio na execução deste plano a CMDFCI utilizou a cartografia do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *