Sociedade, Vizela

Vizela representada na 4UMinho – Feira de Oferta Educativa e Formativa

4UMinho Vizela

Decorreu de 7 a 9 de abril, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, a 4UMinho – Feira de Oferta Educativa e Formativa.

Os agrupamentos de Escolas de Infias e de Vizela, assim como a Cenatex, representaram o concelho de Vizela, mostrando o trabalho desenvolvido e projetos criados, no âmbito dos cursos de formação profissional.

A Câmara Municipal de Vizela, presente no certame através do stand da CIM do Ave, proporcionou a visita à 4UMinho – Feira de Oferta Educativa e Formativa de todos os alunos do 9º e 12º anos de escolaridade.

No total da região NUT III Ave, visitaram a feira 3700 alunos, sendo que 2200 frequentam o 9º ano.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou a mostra no dia 8 de abril, tendo sido sensibilizado para o esforço que estamos a empreender no sentido de elevar o número de alunos a frequentar o ensino profissional, para um estágio cada vez mais próximo dos 50%.

A cada convidado foi entregue uma pequena brochura com a explicação do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave e a compilação da proposta de cursos profissionais para o ano 2016/2017, agregada por Município.

Durante os três dias de Feira as escolas tiveram oportunidade de fazer demonstrações de atividades no palco da CIM do Ave, nomeadamente demonstrações de cocktails, demonstrações de atividades na área da matemática e demonstrações de robótica.

A cada aluno de 9º ano, quer tenha visitado a feira quer não, receberam uma brochura, denominada de “passaporte”, para carimbar na escola, junto do psicólogoescolar (com o carimbo da Escola), com o objetivo de apoiar os psicólogos no trabalho de orientação vocacional.

De Vizela foram feitas demostrações de restauração, CittaSlow, experiências científicas, entre muitas outras, das quais se destaca a exposição de peças de Rafael Freitas e Luís Carvalho, técnicos/designers formados no curso de Estilismo, em 2001 e 2005, respetivamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *