Destaque, Economia, Portimão, Sociedade

Beta Talk de abril integra a programação da Start Work e traz à conversa empreendedores que transformaram os seus hobbies e paixões em negócios de sucesso em Portimão

OneBike

No próximo sábado, dia 16 de abril, a Beta Talk Portimão associa-se ao programa da “Start Work- Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação Profissional” e, a partir das 17h00, na sala Alcalar do Portimão Arena irá estar à conversa com dois empreendedores que, em determinados momentos das suas vidas fizeram dos seus “hobbies” e paixões a grande inspiração para a criação dos seus próprios negócios.
A Beta Talk Portimão será, como já é hábito, um momento por excelência de troca e partilha de ideias, este mês com Rui Fernandes, co-fundador e proprietário da One Bike- loja e oficina de bicicletas www.onebike.pt e Paulo Bica fundador a atual gerente da SPIC- Soluções Criativas www.spic.PT

Rui Fernandes tem 39 anos e, apesar de ter nascido em Marmelete, desde muito pequeno adotou Portimão como a sua cidade berço, tendo aqui feito os seus estudos e frequentado a Escola de Hotelaria e Turismo onde concluiu o curso de restauração e bar. Durante 15 anos o seu percurso profissional foi marcado pela passagem por hotéis de 5 estrelas onde começou como barman e depois como empregado de mesa tendo atingindo o topo da sua carreira como responsável de restaurantes e bares de um grande grupo hoteleiro que, em 2012, viria a entrar na falência e levá-lo para o desemprego.

Sempre com uma atitude proactiva e dinâmica viu neste fim de linha uma oportunidade e, começou a olhar para o seu grande “hobby” -as bicicletas, como uma oportunidade de negócio. Com um ex-colega de trabalho decide transformar esta grande paixão que sempre teve pelas bicicletas no seu próprio negócio e no âmbito do sistema de incentivos à criação do auto-emprego por parte do IEFP arranca com o projecto OneBike- loja e oficina de bicicletas.

Após 8 meses de muito suor, planeamento, apuradas pesquisas e dúvidas se iria conseguir ou não acompanhar esta nova pedalada na sua vida, em Dezembro de 2012 abriu as portas da OneBike em Portimão onde oferece aos seus clientes tudo para a prática do ciclismo.
Paulo Bica é o atual diretor geral e fundador da empresa SPIC- Soluções Criativas, com sede em Loulé, mas o seu percurso académico e profissional nem sempre passou por aqui, embora o “bichinho” pelas artes e pelo design tivessem sido sempre a sua paixão.
O objetivo inicial era ser professor de Educação Física, talvez por influência do pai, mas quis o destino que ao não entrar na faculdade viesse a fazer o curso profissional de “Front Office” na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e tivesse o seu 1º contacto profissional com o mundo da hotelaria. Frequentou entretanto a licenciatura em Engenharia e Design do Produto, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo mas desiludido com o curso volta ao Algarve para trabalhar na hotelaria e tirar o curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve e durante 10 anos fez um percurso profissional de sucesso na hotelaria passando por vários departamentos, chegando a Diretor Hoteleiro.
Ao fazer 30 anos o seu interesse e paixão pelo design e tecnologias de comunicação falaram mais alto e decidiu mudar de vida. Em 2007 cria a SONHA, PENSA, IMAGINA, COMUNICA, LDA (SPIC) que, desde logo, marcou a diferença no mercado com soluções inovadoras e uma forte componente interativa na prestação de serviços de design gráfico e web. Desde 2009 passa a apostar fortemente na área da comunicação digital, disponibilizando um conjunto diversificado de produtos e serviços suportados em novas tecnologias e vê o seu trabalho distinguido a nível nacional e internacional.
A capacidade criativa e tecnológica da empresa constitui atualmente o seu maior fator de diferenciação e mais recentemente a aposta na investigação permitiu a criação de um produto inovador holográfico- uma simpática relações públicas virtual que já anda nas bocas do mundo e promete conquistar os clientes.
A Beta Talk deste mês é, como de habitual, de participação gratuita, embora seja necessária a inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-16abril enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.
Esta será também uma excelente oportunidade de visitar a Start Work que irá decorrer entre os dias 14 e 16 deste mês no Portimão Arena com vista a promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário normal e Rui Fernandes_ OneBikeprofissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve, e que contará com a presença de mais de setenta expositores e um programa diversificado de atividades dedicado a jovens e adultos a partir dos 13 anos.

De referir que a Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *