Montemor-o-Novo, Sociedade

Monte Selvagem em Abril: Natureza Mil! – Montemor-o-Novo

ms2abril

Durante todo o mês de Abril, visitar o Monte Selvagem é uma ideia genial para toda a família contactar com a Natureza, de forma divertida e inesquecível.

Vários estudos científicos revelam que os efeitos da alienação da Natureza – “défice de Natureza”, e o excesso de uso de tecnologia aumentam nas crianças sinais de tensão, de depressão, de défice de atenção, de irritabilidade, de hiper-actividade, entre outros. Enquanto que crianças que passam mais tempo na Natureza inventam mais jogos, são mais criativas, menos depressivas e mais calmas.

O uso de computadores e afins também é importante, pois usamos umas partes do cérebro, mas é na Natureza que se aprende a usar todos sentidos. E está provado que todos nós precisamos desse equilíbrio entre Tecnologia e Natureza: quanto mais tempo passamos na televisão, na internet ou no computador, mais contacto com a Natureza precisamos!

A proposta do Monte Selvagem é que, pessoas de todas as idades saiam, visitem o parque e aí se conectem com o meio natural: conhecer os seus animais e plantas, usufruir dos seus equipamentos lúdicos, são oportunidades únicas de experimentar a vida de forma mais completa, fator essencial para o desenvolvimento físico e mental de todos. O contacto com a Natureza causa-nos uma sensação de interligação com as outras pessoas e com as outras espécies da Terra, o que também provoca felicidade e vontade de proteger o planeta.

Em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, o Monte Selvagem é um espaço com cerca de 20 ha que combina na perfeição uma reserva animal, um projeto de educação ambiental e um parque de lazer. Um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da vida animal e do ambiente, fruto do sonho de uma família, construído e gerido sob princípios de sustentabilidade. Tem a missão de proporcionar habitats alternativos para animais que necessitem e motivar e os visitantes para a importância da preservação da Natureza do nosso planeta.

Saltar no trampolim gigante familiar e subir às casas das árvores são outras das propostas para um dia inesquecível.

O Monte Selvagem foi premiado em 2012 pela Entidade Turismo do Alentejo – ERT, com a distinção de Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo e é membro da AIZA (Associação Ibérica de Zoos e Aquários).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *