Cultura, Destaque, Trofa

Agir, Átoa, Diogo Piçarra, Boy Teddy, Cão Voador, Paulo Sousa e The Cover Van marcam cartaz BELIVE Trofa 2016

belivetrova

Já está em contagem decrescente o BELIVE 2016 – Festa da Juventude da Trofa, que vai decorrer de 14 a 17 de julho de 2016, no espaço envolvente à Estação Ferroviária da Trofa.

Trata-se de mais uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa dedicada aos mais jovens, que vai trazer ao Concelho grandes nomes do panorama musical atual como AGIR, ÁTOA, Diogo Piçarra e Boy Teddy.

A este juntam-se Paulo Sousa (finalista Idolos 2015) e os grupos Trofenses Cão Voador e The Cover Van.

O BELIVE foi projetado como um espaço aberto, participativo e diversificado, transversal a diferentes áreas – música, teatro, dança, fotografia, desporto, hip hop, percussão, e ainda um espaço de animação noturna com a participação dos estabelecimentos de diversão noturna do Concelho.

Este festival que tem entrada livre e vai ter em palco a 14 de julho, AGIR, a 15 de julho, Cão Voador e ÁTOA, a 16 de julho Paulo Sousa e Diogo Piçarra e a 17 de julho sobem ao palco The Cover Van e Boy Teddy. 

Este projeto está inserido num programa de promoção e divulgação de atividades juvenis do Concelho e pretende estimular a participação ativa e interventiva dos jovens, promovendo e apoiando o associativismo juvenil, o intercâmbio de experiências e de conhecimentos entre todos os jovens.

O evento propõe novas formas de viver a Trofa – SER, VIVER – ACREDITAR!, mas quer assumir-se também, gradualmente como uma festival musical importante na região Norte.

 

 

AGIR 

Compositor desde os 12 anos, Agir herdou dos pais a paixão pelas artes performativas. Mas é na música que prefere viver.

Compositor, produtor e intérprete, trabalhou com vários artistas portugueses.

Gravou o seu primeiro álbum “Agir” aos 20 anos.

Aos 23 decidiu fazer uma pausa para organizar ideias e reencontrar-se musicalmente. Dessa pausa nasceu o disco “Alma Gémea”.

 

ÀTOA

Os ÁTOA são constituídos por Guilherme Alface (voz, guitarra, piano), João Direitinho (guitarra, voz, piano), Rodrigo Liaça (bateria, percussão, voz, piano) e Mário Monginho (baixo, guitarra).

Chamam-se ÁTOA porque no início foi assim, tudo era um pouco à toa: formaram uma banda do nada, fizeram canções quando lhes apetecia e sem grandes compromissos.

Mas, após terem ganho um concurso na plataforma digital Tradiio – onde os artistas disponibilizam as suas músicas e o público investe nas suas composições favoritas através de moedas virtuais –, o passatempo tornou-se mais sério.

São quatro amigos de 18 anos com dois grandes objetivos: cantar em português e agradar ao público.

Tudo começou quando eram ainda crianças.

Guilherme e João conheceram-se com 6 anos e, desde cedo, descobriram que partilhavam o mesmo gosto pela música.

Começaram a juntar-se para tocar e as primeiras composições foram surgindo. Depois do Ensino Básico, voltaram a encontrar-se no Conservatório Eborae Música em Évora, onde conheceram Rodrigo. Com os estudos mais profissionalizados, o gosto pela música cresce e Guilherme e João chegam à conclusão de que precisam de um baterista para dar mais corpo às músicas. Convidam então Rodrigo e Mário para tocar com eles e formarem uma banda.

 

DIOGO PIÇARRA

Diogo Piçarra começou cedo a sua paixão pela música e com 17 anos criou a banda Fora da Bóia que durou até 2011.

Em 2012, venceu a 5.ª edição do concurso Ídolos. Como prémio ganhou uma bolsa de estudo na London Music School e a gravação de um CD para a editora Universal.

Em 2015 lançou o seu álbum de estreia “O Espelho”, produzido por Fred Ferreira.

 

BOY TEDDY

Teddy de Carmen era o tradicional “menino do coro”. Franzino, dedicado e sem ambições desmedidas. Eis que numa das atuações do seu grupo de gospel numa casa de pasto em Maputo, tudo mudou.

Em pouco tempo, o menino cresceu, fez ouvir a sua voz bem alto e conquistou além-fronteiras. Boy Teddy é, atualmente, um dos cantores moçambicanos mais promissores, a fazer sucesso não só em Moçambique, mas também em Portugal.

 

CÃO VOADOR

Cão Voador é um projeto musical que nasceu na Trofa em 2014 e têm alcançado o sucesso na zona Norte do país. O nome surgiu, sem significado especial, apenas por ser diferente e caricato.

O grupo é constituído por João Marques da Silva (voz), Simão Matos (guitarra), Ricardo Sousa (teclado), Nuno Veríssimo Maia (viola baixo), Gustavo Leão Valdigem (bateria).

O seu reportório é predominantemente de grandes clássicos de Rock das décadas de 80 e 90.

Rock e resultou numa “combinação de músicas de diferentes décadas e estilos”.

 

PAULO SOUSA

Paulo Sousa tem 23 anos, é natural de Coimbra e toca guitarra, piano e clarinete.

Inspira-se em Diogo Piçarra, Sam Smith, Michael Bublé, Beyoncé. O seu género musical é o Pop, Rock, Jazz e R&B

 

THE COVER VAN 

The Cover Van é um projeto musical iniciado no ano de 2012 com formação em duo com João Santos na voz e Miguel Pedrosa na guitarra, alargado depois a quarteto com Rui Martelo no contrabaixo/baixo e André Coelho no Cajón.

The Cover Van interpretam clássicos dos anos 80 e 90 (Rock, Pop, Grunge), de nomes como Sting, Nirvana, Jamiroquai, Soundgarden, Ornatos Violeta, Pearl Jam, e outros, sempre em formato acústico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *