Albergaria-a-Velha, Cultura

Ensaio geral de “Perdição”, no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha, aberto à imprensa

perdição

A Companhia do Jogo/AlbergAR-TE vai realizar na terça-feira, dia 12 de abril, pelas 21h30, um ensaio geral da peça “Perdição – Exercício sobre Antigona” aberto à Imprensa.

O espetáculo, baseado no texto dramático de Hélia Correia, com encenação de Victor Valente, tem estreia marcada no dia 16 de abril, no Cineteatro Alba.

“Perdição” é uma reinterpretação de “Antígona”, de Sófocles, figura mitológica, filha do amor incestuoso de Édipo e Jocasta, que a escritora Hélia Correia publicou na década de 1990. O texto foi levado à cena pela Comuna Teatro de Pesquisa, com encenação de João Mota, em Lisboa, em 1993.

O encenador Victor Valente está a preparar uma representação de “Perdição – Exercício sobre Antígona” que vai reunir em palco cerca de 30 atores, entre o elenco da Companhia do Jogo, e um conjunto de atores amadores que responderam a um casting, realizado em fevereiro. Victor Valente explica que os membros do grupo de teatro do Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha mostraram interesse em participar na peça e foram integrados no coro de Bacantes. O palco está dividido em diversos patamares, onde se movimentam os vários níveis de protagonistas.

“Perdição” é uma coprodução entre a Companhia do Jogo/AlbergAR-TE e o Município de Albergaria-a-Velha/Cineteatro Alba. A coprodução estende-se ao Município da Figueira da Foz e ao Município de Sever do Vouga, onde a peça será encenada.

A autora do texto dramático, Hélia Correia, acompanhou a primeira encenação da peça, na década de 1990. A escritora voltou agora a inteirar-se das etapas da encenação, visitando os ensaios e explicando aos atores a sua releitura do mito de Antígona. Hélia Correia vai estar na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, no sábado, dia 16, para uma sessão de “Conversa com…”, e assistirá à estreia da peça de teatro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *