Cultura, Nelas, Sociedade

Dia nacional dos moinhos comemorado ontem em Nelas com visita aos moinhos da freguesia de Senhorim

DIA NACIONAL DOS MOINHOS COMEMORADO ONTEM EM NELAS COM VISITA AOS MOINHOS DA FREGUESIA DE SENHORIM

Os Moinhos do Rio Castelo estiveram durante o dia de ontem, dia 10 de abril, de portas abertas para a comunidade, no âmbito das comemorações do “Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos”. Desta forma, e com o objetivo de dar a conhecer o património molinológico existente no Concelho e alertar para a importância da sua preservação, o Município de Nelas dinamizou pelo quarto ano consecutivo visitas ao Moinho das Poldras, Moinho da Pisoeira, Moinho da Junta e ao Moinho do Castelo, no dia 7 de abril para o público escolar que envolveu 40 alunos dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, e no dia 10 de abril para o público em geral que contou com a participação duas dezenas de pessoas.

A Casa dos Senas em Senhorim foi o ponto de partida do passeio do dia de ontem, local onde as dezenas de participantes puderam visitar o espaço museológico e ver uma réplica em tamanho real do sistema de moagem de um moinho de água. Apesar das fracas condições meteorológicas, que dificultaram a realização da caminhada de 5 km prevista pelas margens do Rio Castelo, a atividade realizou-se com a visita a três moinhos em funcionamento onde os participantes observaram de perto o ciclo do pão, desde a moagem do grão em farinha até à produção da massa do pão e a sua cozedura em forno de lenha, culminando a manhã com um lanche convívio.

No passado dia 7 de abril teve lugar uma visita de estudo pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim aos já referidos moinhos situados na Freguesia de Senhorim, no âmbito do Projeto sobre Património Industrial do Concelho, numa parceria desenvolvida entre o Município de Nelas e os dois Agrupamentos de Escolas do Concelho.

No âmbito da temática “Moinhos”, a Câmara Municipal de Nelas está a proceder à identificação dos moinhos de água existentes no Concelho, com o objetivo de criar rotas pedestres que potenciem o turismo através deste património da memória local.

O Município de Nelas esteve entre os 65 municípios envolvidos nesta iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos que contou o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS), Junta de Freguesia de Senhorim e Núcleo Dão Perdeste.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *