Sociedade, Vila do Bispo

Vila do Bispo assinala “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

cartaz_prevencao_maus_tratos_na_infancia_2016

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, associou-se ao projeto lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e vai promover, nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de abril, algumas atividades de sensibilização sobre temática dos maus-tratos na infância.

Assim, “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” é o tema que servirá de mote para o conjunto de iniciativas a desenvolver ao longo 5 dias e que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus – tratos na infância; fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.

Exibição e debate do Filme “Os Gatos Não Têm Vertigens” é a primeira iniciativa agendada neste âmbito, que vai ter lugar no 20 de abril, pela 10h30, no Centro Cultural de Vila do Bispo e destina-se aos alunos da Escola E.B. 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo. O debate será moderado pelo Sargento Costa (NIAVE) e a Dr.ª Maria de Deus Medeiros (CPCJ de Vila do Bispo).

“Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®)” é a ação agendada para o dia 21, pelas 10h20, na Escola E.B.2,3 de São Vicente e destina-se aos alunos do 1ª e 2º Ciclo. A dinamização desta ação está a cargo de Mónica Correia (Yoga para Crianças) e Saúl Maurício (Zumba Kids ®). Este evento repete-se no dia 22, pelas 10h30, no Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens e destina-se aos alunos do 1º ciclo de Budens.

No dia 27 de abril, pelas 10h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo será exibido o filme “Polissia” seguindo-se um debate para a população do concelho de Vila do Bispo.

A encerrar estas atividades, está previsto a realização de uma “Aula de Yoga para Crianças e Zumba Kids ®” para os alunos do 1.º ciclo de Sagres que decorrerá na Escola de Sagres.

Apelamos à participação de todos da população em geral para alertar/ despertar a responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus-tratos.

Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Acompanhe toda a atividade da CPCJ de Vila do Bispo através do facebook: https://www.facebook.com/cpcjviladobispo/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *