Celorico de Basto, Sociedade

Idosos de Celorico de Basto celebram Dia Nacional dos Moinhos

_DSC7786

Cerca de 50 idosos do Programa Celorico a Mexer visitaram os Moinhos de Argontim, em Celorico de Basto, no âmbito da celebração da efeméride do Dia Mundial dos Moinhos comemorada ontem, 7 de abril.

“Uma iniciativa que “integra” os nossos idosos pelo património que nos identifica, que faz parte da nossa cultura, da nossa história, que nos valoriza enquanto território. De facto, por este concelho existem vários moinhos que em tempos serviram para a moagem dos cereais. Entretanto, foram sendo requalificados fazendo parte das nossas paisagens e do nosso património” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

O circuito dos moinhos de Argontim é constituído por um conjunto de dez moinhos de água devidamente recuperados, localizados num pequeno trecho do Rio Bugio. O percurso desenvolve-se ao longo das levadas que envolvem os moinhos. Este conjunto inclui ainda uma antiga serração de madeiras, construída sobre o rio, que também utilizava a água como força motriz. Nesta serração está instalado o Núcleo Museológico do Planalto da Lameira.

Em caso de visita marcada atempadamente a gestão do espaço permite que o moinho principal faça a moagem dos cereais como em outros tempos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *