Cultura, Mangualde

Biblioteca Municipal de Mangualde acolheu o lançamento do livro ‘Antologia Poética’

lançamento antologia poetica (2)

No 4 de abril, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolheu o lançamento do livro ‘Antologia Poética’ com seis poemas de autoria da mangualdense Ana Fernandes. A sessão, que acontece no mês em que se assinala o Livro e a Leitura, contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, e de muitos amigos que quiseram partilhar este momento com a autora.

Recolher poesias de autores que escrevem em português e que residem em Portugal, França e Brasil foi o principal objetivo da criação desta antologia. Com um elevado cariz social, os direitos da obra vão reverter para a Cáritas Diocesana do Porto.

 

Natural de Mangualde, Ana Fernandes concluiu o 12º Ano na área das letras, o curso de Formação Feminina, e frequentou a Alliance Française durante 3 anos, concluindo o 5º Ano desta Instituição. Desde muito jovem nutria uma grande paixão pela escrita e pelas atividades culturais. Ao longo da sua escolaridade participou em vários concursos literários, promovidos quer pela escola quer pela comunidade ou revistas. Pertenceu ao grupo do Cineteatro de Mangualde e ao grupo Cultural e Recreativo de Abrunhosa do Mato. Aos 17 anos ganhou o primeiro prémio da revista Maria na rúbrica de produção escrita “A minha vida dava um filme.” Durante dez anos trabalhou na empresa Malhacila-Fábrica de Malhas, Lda. onde desempenhou diversas funções administrativas. Com o marido emigrado em França, aos 30 anos decidiu deixar as suas conquistas e alguns sonhos e enveredar na aventura da emigração. Sempre ávida do saber fez variadas formações profissionais, aperfeiçoando a língua francesa que já dominava fluentemente. Colaborou com alguns artigos no jornal O Alvaranense de Viana do Castelo. Alguns dos seus poemas foram publicados no jornal Noticias da Beira com o qual ainda colabora atualmente. É também colaboradora do jornal O Renascimento, de Mangualde e do Infoluso de Paris. Exerce, ainda, as funções de revisora e tradutora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *