Cultura, Mangualde

Exposição ‘‘Salvar toda aquela gente – A ação de Aristides Sousa Mendes” em Mangualde

Salvar toda aquela gente

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe, até 30 de abril, a exposição ‘‘Salvar toda aquela gente – A ação de Aristides Sousa Mendes”. A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, é de entrada livre e pode ser visitada no horário da Biblioteca Municipal.

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer, resumidamente, a ação do Cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que, contrariando as ordens do regime chefiado por António de Oliveira Salazar e perante o êxodo de milhares de pessoas que fugiam ao pesadelo da II Guerra Mundial, lhes atribuiu os vistos de que necessitavam, salvando-lhes assim a vida. Daí o título desta iniciativa, que é citação de uma frase de Aristides, em defesa da sua própria ação: “Era realmente meu objetivo salvar toda aquela gente, cuja aflição era indescritível”. 

Esta mostra surge da compilação, levada a cabo pela Biblioteca Municipal/Centro de Artes de Sines, dos conteúdos da Fundação Aristides de Sousa Mendes, do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, da Sousa Mendes Foundation e dos projetos ‘Os nove dias de Sousa Mendes’ (jornalista Inês Faro) e ‘Vidas Poupadas’ (Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *