Alcoutim, Destaque, Turismo

A degustação dos Sabores da Serra ao Rio teve cerimónia de abertura em Alcoutim

IMG_2476No sábado, dia 2 de abril, decorreu no Espaço Guadiana em Alcoutim, a sessão de abertura do III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim, Sabores da Serra ao Rio, que contou com a apresentação de “A Rota da Dieta Mediterrânica” por Artur Gregório da Associação In Loco, e a apresentação do livro “Algarve Mediterrânico; tradição, produtos e cozinhas“, que contou com a presença dos três autores Maria Manuel Valagão (texto e coordenação), Vasco Célio (fotografia) e Bertílio Gomes (cozinha contemporânea).

A Associação In loco, responsável pela dinamização da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM), apresentou os trabalhos realizados e os recursos disponíveis na Rede. A RDM terá este ano como linha estratégica a capacitação, trabalho em rede e promoção da mesma, sempre tendo em vista a consolidação, o alargamento e a sustentabilidade.

Os três autores do livro “Algarve Mediterrânico; tradição, produtos e cozinhas“, Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes apresentaram o livro como um projeto que através da culinária nos leva a descobrir a identidade da região e a sua relação com a natureza e com os produtos locais. O livro é constituído por textos sobre a história, a paisagem e a tradição, apresentando textos sobre os produtos mediterrânicos algarvios. Como não podia deixar de ser, contem receitas saudáveis e enquadradas na dieta mediterrânica. Os autores iniciaram a sua pesquisa na serra do caldeirão e frisaram a importância da região de Alcoutim para a recolha de informações para a construção do livro. Segundo os autores, o Algarve preserva tradições mediterrânicas que devemos não só valorizar, como também fixar e recriar inovadoramente.

O programa do III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim, Sabores da Serra ao Rio, integra, também, duas Sessões de Informação sobre a Dieta Mediterrânica, que se realizam no dia 19 de abril, no salão nobre da Câmara Municipal de Alcoutim às 10h30 e no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo às 16h00. A iniciativa destina-se a empresários e responsáveis de entidades interessados em conhecer o tema. As sessões de Informação pretendem esclarecer sobre o que é a Dieta Mediterrânica, sensibilizar os participantes para as oportunidades de negócio que a Dieta Mediterrânica pode representar para as empresas, em diversos sectores (Restauração; Produtos Locais de Qualidade; Artesanato; Património e Atividades/Projetos) e apresentar as vantagens de trabalhar em rede e do exemplo da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM).

O Festival Gastronómico de Alcoutim, iniciou assim a Edição primavera, procurando promover a cultura regional, particularmente a gastronomia do nordeste algarvio, revivendo assim um pouco das nossas tradições e promovendo o património gastronómico, com 14 restaurantes aderentes onde o público poderá comprovar muitos dos saberes e sabores da região.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, refere a iniciativa como agregadora de um conjunto de saberes da região, que vão das atividades produtivas (agricultura, pesca, pecuária), passando pela conservação e transporte (artesanato) assim como o processamento, confeção, partilha e consumo de alimentos, saberes e sabores integrantes da dieta mediterrânica, e sendo um excelente atrativo para todos os visitantes da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *