Albergaria-a-Velha, Cultura, Destaque

Simone de Oliveira abre programação do quadrimestre no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

ABRIL2016_09

Considerada um dos maiores nomes da história da música portuguesa dos últimos 50 anos, Simone de Oliveira sobe ao palco do Cineteatro Alba na noite de 9 de abril, no primeiro concerto da temporada abril/julho. Ao longo do quadrimestre, outros artistas bem conhecidos do público passam pela principal sala de espetáculos de Albergaria-a-Velha, como os atores Alexandra Lencastre, Diogo Infante e a fadista Raquel Tavares.

O teatro está em destaque no novo ciclo de programação com duas importantes produções nacionais. A 23 de abril, “Plaza Suite” traz-nos os dramas e as peripécias da vida conjugal, com Alexandra Lencastre e Diogo Infante a interpretarem um casal de meia-idade que tenta sobreviver aos desafios constantes do casamento. Já a 21 de maio, o público pode recordar em palco uma das séries cómicas de maior sucesso na televisão na década de 1980. Em ‘Allo ‘Allo! voltamos a entrar no Café René durante a Segunda Guerra Mundial, onde gerir o apoio à Resistência e a submissão aos alemães não é tarefa fácil. O elenco conta com João Didelet, José Carlos Pereira e Melania Gomes.

Em relação à produção local, a Companhia do Jogo/AlbergAR-TE, em coprodução com o Município de Albergaria-a-Velha, apresenta “Perdição – Exercício Sobre Antígona” a 16 de abril. Baseada na obra da escritora Hélia Correia, a peça conta com a participação de elementos da comunidade Albergariense e do Programa Idade Maior, além do elenco da companhia de teatro.

O Ciclo do Fado regressa ao Cineteatro Alba em maio. No dia 5, quinta-feira, os Pardalitos do Mondego trazem o Fado de Coimbra ao Espaço Café-Concerto. Na sexta-feira, as mesas são enfeitadas com petiscos e a luz torna-se quente e recatada para a típica Noite de Fados, com os fadistas José Guerreiro e Andreia Alferes. A concluir o ciclo, o público pode ver e ouvir Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo.

Na programação “Às Quintas” privilegia-se os talentos emergentes nos mais variados estilos musicais. No dia 7 de abril, o duo Golden Slumbers, constituído pelas irmãs Cat e Margarida Falcão, apresenta música Folk que lembra a sonoridade de Simon & Garfunkel e Fleetwood Mac. No dia 21, o Espaço Café-Concerto transforma-se num salão de baile com Fulano, Beltrano & Sicrano. Em junho, os sons mais eletrónicos marcam presença com Thunder & Co, a 2 de junho, e Antonio Bastos & You Band, a 16 de junho. Após os dois café-concertos, para prolongar as noites de quinta-feira, já com “cheirinho a fim de semana”, decorrem dois DJ set com 4Handz (dia 2) e Phil Woods (dia 16).

Entre abril e julho, o público pode ainda assistir ao Espetáculo Anual de Jazz do Conservatório de Música da Jobra, a 14 de maio, e a “Taleguinho – Costurar Cantigas e Histórias”, uma produção para crianças dinamizada pelo SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa, na manhã de 30 de abril. A 28 de maio, a dança está em destaque com “Tuki – We are from the Hood”, da Companhia All About Dance. No dia anterior, o grupo de Santa Maria da Feira faz um workshop com a comunidade, de forma a integrar os participantes no espetáculo do dia seguinte.

Como habitualmente o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo também passa pelo Cineteatro Alba. Um dos mais conceituados certames do género em Portugal vai apresentar o senegalês Cheikh Lô, expoente máximo da música de fusão surgida no Senegal e Gâmbia na década de 1970, com fortes influências do Funk, do Reggae e da Pop congolesa. O concerto é na noite de 15 de julho e marca o encerramento para férias do equipamento municipal.

Toda a programação do Cineteatro Alba pode ser consultada emwww.cineteatroalba.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *