Cultura, Marinha Grande

Festiv’ Álvaro em Vieira de Leiria na Marinha Grande

A viagem Teatro das Artes

O Teatresco – Grupo de Teatro, em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, promove o XIII Festiv’ Álvaro, entre os dias 2 e 30 de abril, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria.

Trata-se de mais uma edição da iniciativa que pretende divulgar o teatro junto da população, disponibilizando espetáculos para públicos e gostos diversificados apresentados por companhias de reconhecida qualidade, de vários pontos de país.

A programação do XIII Festiv’Álvaro é a seguinte:

2 de abril . sábado . 21h30
Grupo: Teatro das Artes (Vendas Novas)
Peça: “A Viagem”
Texto coletivo
Encenação: Rui Pedro Dias
M/6 anos
Sinopse:
“Um grupo de jovens parte numa viagem, ou numa tentativa dela. Cada um com o seu destino, todos se encontram no mesmo autocarro. Cada personalidade encontra-se sozinha nesta viagem em conjunto, nesta viagem da vida.”

9 de abril . sábado . 21h30
Grupo: Um, Dois, Três – grupo de improviso (Lisboa)
Espetáculo: “Sardinhas enlatadas”
M/16 anos
Sinopse:
“Já alguma vez se sentiu numa situação em que mais se parecia a uma sardinha dentro de uma lata? Ou então olhou em volta e viu que todos à sua volta eram iguais, como se da mesma lata de sardinhas tivesse saído? O grupo um, dois, três, através do improviso vai fazê-lo reviver experiências, memórias e momentos caricatos, da sua vida ou de uma vida que podia ser a sua…. No fundo…Somos todos palhaços…”

16 de abril . sábado . 21h30
Grupo: Espaço Zero (Tomar)
Peça: “O doido e a morte”
Autor: Raul Brandão
Encenador:  José Conchinha
M/ 12 anos

23 de abril . sábado . 21h30
Grupo: Almas do Teatro (Lisboa)
Peça: “Pão”
Texto coletivo
Encenação: Jorge Meirim
M/12 anos
Sinopse:
“Um grupo de detidos é conduzido a um espaço incerto por figuras de poder e partilham entre si memórias, relações, desejos e histórias. Não há nomes, lugar ou tempo senão os que cada um quiser atribuir, porque o poder e a subjugação tanto podem estar numa história sobre um roedor de grandes dimensões como na obrigação de sermos felizes.
Esta narrativa das Almas do Teatro parte do mote da “Ode do Pão”, de Pablo Neruda”.
“Pão que fácil e que profundo tu és!” – Pablo Neruda

24 de Abril . domingo . 16h00 – Comemoração do “25 de Abril”
Grupo: Teatresco
Peça: “Guilherme e o Dragão” (espetáculo infantil)
Autor: Graça Laranjeiro
Encenação: Pedro Wilson
M/ 6 anos
Sinopse:
“No Reino de Cristal, a rainha Cristalina precisa urgentemente de vidro para arranjar uma parede. Fala com o Conselheiro Guilherme que, com o seu Dragão Valentão, aterra na Marinha Grande, onde fica a conhecer a terrível realidade da vida dos pequenos aprendizes de vidreiro. Como irá ele reagir??….
“Guilherme e o Dragão” fala ao imaginário infantil sobre o que se passou na Marinha Grande na revolta do 18 de Janeiro de 1934.

30 de abril . sábado
21h30 . Espetáculo: “Os malefícios do tabaco”
Autor: Antan Tchekohv
Ator/ interprete: João Moital
M/ 12 anos
Sinopse:
“Ivan Ivanovitch pretende dissertar, em conferência para fins beneficentes, sobre os malefícios do tabaco. Acaba por falar dos malefícios da sua vida conjugal.”

22h00
Café concerto
António Cova (Leiria)
Cantautor.
Do autor e do espetáculo:
“Multifacetado talento de alma sarcástica, de verborreia afiada, sanguinário do verbo, argumentista visceral, António Cova tem espalhado como poucos o seu estilo característico e os seus dotes artísticos, na música e no teatro. Primeiro em projectos que não passaram das gavetas das mesinhas de cabeceira, depois nos Assacínicos e nas performances teatrais, na escrita, Brainderstörm, Vanda, Cruxificados na Cruz Passe a Redundância, Akhmatova 77, Manif Kókó e cada vez mais como cantautor em
nome próprio. Temas como “Desta vez vai doer”, “O Funeral do meu Familiar”, “O filho da Sandra” e tantos outros, farão parte do repertório a apresentar neste concerto, fazendo do mesmo um portento perigoso para as emoções dos mais incautos. Cuidado!”

Preço: 3 euros; 2 euros (espetáculo infantil)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *