Cultura, Elvas

Elvas acolhe 8 ½ Festa do Cinema Italiano em abril

unnamed (29)
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que se realiza em 15 cidades portuguesas e nove cidades dos países lusófonos (Angola, Moçambique e Brasil), passa este ano por Elvas, com sessões de cinema a 29 e 30 de abril, no Auditório São Mateus, numa aposta da Câmara Municipal de Elvas na sétima arte.

Este ano, e pela primeira vez, esta iniciativa, que já vai na sua nona edição, vai contar com um programa onde, para além da exibição de algumas das mais interessantes obras da recente cinematografia italiana, vai propor ao público presente diversas actividades paralelas, no Auditório São Mateus, ao longo dos dois dias.

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, onde vão ser apresentadas algumas das melhores produções do cinema deste país, iniciando-se este que é o mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália, em Lisboa.

No total são 40 filmes, entre os quais nove antestreias nacionais, obras em competição, curtas-metragens, documentários, programação infantil, e ainda com convidados de renome e espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italiana.

Nesta edição, para além de Elvas e Lisboa, têm presença nesta Festa as cidades: Porto, Cascais, Coimbra, Aveiro, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Braga e Beja. Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para Stefano Savio, da organização, “um dos objetivos para este ano está, para já, cumprido: o aumento significativo do número de cidades portuguesas e em países lusófonos onde estaremos presentes, graças ao apoio dos nossos patrocinadores e dos apoios locais e municipais. Estamos muito satisfeitos com a programação da Festa do Cinema Italiano deste ano e esperamos ir ao encontro das expetativas do público em cada cidade onde seremos, com certeza, muito bem recebidos”.

A programação pode ser consultada em breve no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *