Albergaria-a-Velha, Cultura

Prémios de poesia foram entregues sábado na Biblioteca de Albergaria-a-Velha

vencedor poesia-SITE

Os prémios da sétima edição do Concurso de Poesia, este ano subordinado ao tema “Nós somos o que comemos!”, foram entregues no sábado, numa cerimónia na Biblioteca Municipal, que contou com a presença da Vereadora da Educação, Catarina Mendes.

O júri do Concurso de Poesia , constituído pelos professores Nuno Fernandes, Clélia Tavares e Cristina Silva, analisou 45 poemas enviados por 39 participantes, entre a comunidade escolar e o público em geral. Foram  atribuídos dois prémios e uma menção honrosa. Não houve participações no escalão B (2.º Ciclo do Ensino Básico) e não foram entregues prémios nos escalões C e D (3.º CEB e Secundário).

Lara Nunes Ferreira, com o poema “As minhas refeições”, foi a vencedora do escalão A, referente a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. José Paulo Neves Lourenço, com o poema “Comer para viver”, foi o vencedor do escalão E, referente à comunidade leitora em geral. Neste mesmo escalão foi atribuída uma menção honrosa a José Francisco Silva Santiago, com o poema “Um café, por favor”.

O júri realçou a qualidade dos trabalhos, tendo em vista a dificuldade do texto poético  e do próprio tema a concurso. “É fácil rimar, mas fazer texto poético é muito difícil”, lembrou Nuno Fernandes, citando Eugénio de Andrade: “as palavras são como um cristal”.

Na distribuição de aventais alusivos ao concurso e dos diplomas de participação, a Vereadora Catarina Mendes agradeceu as participações, não apenas da comunidade leitora, mas também da comunidade escolar e o trabalho dos professores que ajudaram e incentivaram os alunos a concorrerem.

O tema do sétimo Concurso de Poesia, “Nós somos o que comemos!”, é referente ao Ano Internacional das Leguminosas, que é assinalado em 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *