Mangualde, Sociedade

Mangualde aposta na gestão florestal

12512267_841734795952438_7263560051714560125_n

Com o objetivo de promover o aproveitamento e desenvolvimento florestal a realizar nos terrenos existentes no município de Mangualde, a Câmara Municipal de Mangualde assinou ontem, data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, um protocolo de cooperação inovador com a MAIEQUIPA, empresa de gestão florestal do grupo SONAE Indústria. Na assinatura do protocolo esteve presente o edil mangualdense, João Azevedo, o vice-chairman da SONAE Indústria, Carlos Moreira da Silva, em representação da MAIEQUIPA e os Presidentes de Junta das duas freguesias que integram a primeira parte do projeto: Freguesia de Freixiosa e Freguesia de São João da Fresta, Nelson Figueiredo e Jorge Coelho, respetivamente.

Este protocolo tem por base terrenos públicos baldios das juntas de freguesia que encerram um potencial de desenvolvimento florestal, à data subaproveitados. A gestão sustentável e a valorização dos recursos florestais são os princípios que norteiam esta parceria, tendo sempre em vista o interesse público e económico do concelho e da região em que os mesmos se inserem.

A SONAE Indústria, um dos maiores grupos mundiais produtores de derivados de madeira, com unidades industriais em Portugal e, nomeadamente, em Mangualde, tem interesse no aproveitamento e desenvolvimento da floresta de uma forma sustentável, assim como em ter uma fonte de fornecimento de madeira localizada perto das unidades industriais do grupo económico a que pertence e que seja sustentável a longo prazo.

 

EDIL MANGUALDENSE JUNTOU-SE A AÇÕES DE REFLORESTAÇÃO PROMOVIDAS PELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS, PSA CITROËN E ADEGA COOPERATIVA

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta realizou-se, na passada quinta-feira, uma plantação de árvores no monte da Nossa Sra. Castelo, pelos alunos da Escola Gomes Eanes Azurara e Escola Secundária Felismina Alcântara. No mesmo dia o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR levou a cabo uma ação de sensibilização na Escola Ana de Castro Osório, à qual se seguiu uma ação de plantação de árvores.

Na sexta-feira, o Centro de Produção de Mangualde da PSA manifestou o seu sentido de responsabilidade ambiental, patrocinando a plantação de árvores junto à rotunda do 2CV. Nesta plantação participaram os representantes da PSA, o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo e Joaquim Patrício, respetivamente, um grupo de alunos e professores do Agrupamento das Escolas de Mangualde e alguns representantes da GNR.

No mesmo dia, alunos do primeiro ciclo plantaram 25 árvores, numa iniciativa conjunta entre a Adega Cooperativa de Mangualde e o Município de Mangualde, nos terrenos circundantes à adega cooperativa. A iniciativa foi acompanhada pelo edil mangualdense, João Azevedo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *