Palmela, Sociedade

Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho

unnamed (27)

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 16 de março, duas propostas na área da intervenção social: a celebração de contrato de comodato entre o Município e a União Social Sol Crescente da Marateca, com vista à cedência da antiga escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Águas de Moura n.º 2, no Bairro Margaça, para instalação do Centro de Dia,  e a atribuição de um apoio financeiro no valor de cinco mil euros à Casa do Povo de Palmela – Centro Social em Lagameças, para comparticipar nas despesas de aquisição de novos equipamentos de espaço de jogo e recreio (EJR).

 

Câmara cede edifício à União Social Sol Crescente para instalação de Centro de Dia

Trata-se de um edifício com uma área de 2.543,69 metros quadrados, valor patrimonial de 42.122,50 euros e o contrato de comodato, agora aprovado, terá a duração de 20 anos.

A União Social Sol Crescente da Marateca é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que possui, como valências, creche e jardim de infância, centro de dia ou lar para a terceira idade e ocupação de tempos livres para crianças ou para adultos. Tem desenvolvido um trabalho de intervenção junto da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, designadamente, na localidade de Águas de Moura, prestando apoio  a 53 pessoas idosas, das quais 33 em Centro de Dia e 20 em Serviço de Apoio Domiciliário. Estas respostas têm sido prestadas em instalações provisórias, cedidas pelas BRISA, que se encontram degradadas  e implicam elevados custos de manutenção.

 

Centro Social em Lagameças vai ter espaço de jogo e recreio com novos equipamentos

O EJR do Centro Social em Lagameças encontra-se encerrado há mais de dois anos, por não apresentar  as condições mínimas de segurança à sua utilização e por não haver condições financeiras para a sua remodelação.

A Casa do Povo de Palmela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em julho de 1972, com o objetivo de promover o desenvolvimento, o bem estar e a solidariedade social da comunidade local, designadamente, em Lagameças, local onde esta instituição desenvolve o seu trabalho.

Atualmente, a Associação acolhe e presta apoio nas seguintes respostas sociais: 15 utentes na valência de Creche, 25 utentes na valência de Pré-escolar, 20 utentes na valência de ATL, 40 utentes na valência de Centro de Dia e 10 utentes na valência de Serviço de Apoio Domiciliário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *