Póvoa de Lanhoso, Sociedade, Turismo

Festas de S. José na Póvoa de Lanhoso têm ponto alto amanhã

sao jose 2014 (arquivo)

Prosseguem e terminam no próximo fim-de-semana as Festas em Honra de S. José, na Póvoa de Lanhoso. A Majestosa Procissão, o Hastear da Bandeira, a Noite da Juventude e a Noite Solidária e a Prova de Atletismo de S. José/Corrida do Dia do Pai são alguns dos destaques do programa para 18, 19 e 20 de março. O ponto alto é a 19 de março, feriado municipal.

No que se refere ao dia 18 de março, o destaque vai para a Noite Solidária, organizada pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Emanuel é o cabeça de cartaz em termos musicais na edição de 2016. Atua pelas 22h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues. Mas o dia será ainda marcado pela realização de uma Mostra de Artesanato e Produtos Regionais de S. José e pelo Encontro de Bombos, com as participações de Os Marias, da Póvoa de Lanhoso, dos Bombadela e dos Viana Bombos, eventos com início pelas 21h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues. Para as 22h00, está agendada a Largada do Balão de S. José, do mesmo local. Para as 00h00, está prevista uma sessão de fogo-de-artifício, no Largo António Lopes; a finalizar a noite, pelas 00h30, destaque para a iniciativa We Love 80’s com os Dj’s Rui & Cirilo e o Dj Pedrinho – Altar, que atuam no Pátio dos Artistas (Casa da Botica).

No dia principal das Festividades Concelhias, 19 de março, o programa apresenta como momentos principais a Feira Franca de S. José, a partir das 9h00, no recinto da feira semanal; o Concurso Pecuário, a partir das 10h00, organizado pela Cooperativa Agrícola da Póvoa de Lanhoso no Parque do Pontido; a cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 10h30, nos Paços do Concelho; e a Missa Solene de S. José, pelas 11h00, no Salão Paroquial.

A tarde ficará marcada pelo Concerto de Música Filarmónica pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e pela Banda Musical de Calvos, com início às 14h00, no largo em frente aos Paços do Concelho. Pelas 16h00, sai para as ruas a Majestosa Procissão em Honra de S. José, com representações de todas as paróquias e ainda de entidades religiosas, civis e associativas locais. Pelas 21h30, começa a Noite da Juventude, na Praça Eng. Armando Rodrigues, com as atuações de ARSHA, Átoa, Meninos de Coro, Fernando Alvim e EAZY. Esta iniciativa envolve na organização a Associação Juvenil de Campos, a Associação Juvenil de Vilela, Associação de Jovens Emilianos e a Associação Cultural de Jovens de Valdemil.

O dia 20 de março, domingo, é ainda marcado pela realização da XXI Prova de Atletismo de S. José/Corrida do Dia do Pai, com início pelas 10h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues, numa organização da Associação Gonçalo Sampaio e da ProEvents. Pelas 14h00, começa o Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio, na Praça Eng. Armando Rodrigues. Pelas 15h00, começa no Pontido, a Prova de Rádio Modelismo, organizada pelo Clube de Rádio Modelismo da Póvoa de Lanhoso – CRMPL. As Festas terminam com uma Sessão de Fogo de Encerramento, pelas 19h00.

De 18 a 20, realiza-se ainda o fim-de-semana gastronómico, para promoção do Cabrito à S. José e das Rochas do Pilar. No dia 18, o júri visita os estabelecimentos que participam na primeira edição do Concurso de Montras de S. José.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *